A estreia de Maradona pelo Napoli

Foto: arquivo

Maradona mudou a história do Napoli, mas estreou pelo clube com uma derrota

A relação de torcida e ídolos no futebol é marcante. E há exatos 36 anos iniciava-se uma dessas grandes histórias. Em 16 de setembro de 1984, no Estádio Marcantonio Bentegodi, em Verona, o Napoli fazia o seu primeiro jogo no Campeonato Italiano, temporada 1984/195, contra o Hellas Verona, e perdia por 3 a 1. Porém, com a camisa 10 do time italiano estreava Diego Armando Maradona, e marcava o início de uma nova era para a equipe do sul do país da bota.

Depois de começar no Argentino Juniors e ter chegado no Boca Juniors em 1981, foi contratado pelo Barcelona meses depois, já com a fama de ser um dos maiores jogadores do mundo. No Barça, teve altos e baixos, e com as frequentes discussões com importantes diretores do clube e as brigas dentro de campo desgastaram a imagem de Maradona na Espanha. A solução foi negociá-lo com o Napoli.

Por valores recordes, "El Pibe de Oro" deixou a Catalunha e foi para Nápoles. Apesar de ter uma torcida apaixonada, o Napoli, até então, era uma equipe que buscava sucesso, mas ainda não tinha um scudetto. A esperança de todos era que com Maradona, a equipe desse esse salto de qualidade.


Porém, na primeira temporada não foi o que aconteceu. Na estreia, a derrota por 3 a 1 para o Hellas Verona. E não estranhe, o adversário do primeiro jogo de Maradona do Napoli tinha uma grande equipe na ocasião e conquistou o Campeonato Italiano naquela temporada, até hoje o único do Hellas Verona.

Porém, em meio a altos e baixos, a temporada 1984/1985 do Napoli acabou sendo mediana. Com 10 vitórias, 13 empates e sete derrotas, a equipe ficou apenas na oitava colocação. No campeonato seguinte, os napolitanos deram uma ligeira melhorada, subindo para o terceiro posto.

Porém, os que apostavam que Maradona mudaria a história no Napoli estavam certos. Na temporada 1986/1987 veio o tão sonhado scudetto, o que foi repetido em 1989/1990, com dois vice-campeonatos no meio. Além disso, Maradona ajudou o Napoli na conquista da Copa Itália de 1986/87, da Supercopa da Itália de 90 e da Copa da Uefa da temporada 1988/89.

Maradona sendo apresentado no Estádio San Siro

Todo este sonho terminou em 24 de março de 1991, quando se despediu do time italiano com uma derrota por 4 a 1 para a Sampdoria, partida na qual marcou o gol de honra de sua equipe. O craque argentino vivia com problemas com drogas, acusados em exames anti-dopping, e foi para o Sevilla, da Espanha. "El Pibe de Oro" disputou 259 jogos pelo Napoli e fez 115 gols.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações