Vai começar o Brasileirão 2020!

Por Lucas Paes 

O Brasileirão começa neste fim de semana

Neste fim de semana tem finalmente início o torneio mais importante do futebol brasileiro. Num ano onde começara em agosto e terminará em fevereiro e muito provavelmente será disputado em sua totalidade com portões fechados, o Brasileirão terá um cenário bem diferente do normal em um período pós pandemia que ainda arrasa o país (e que levanta a questão de ser prudente realizar a competição). O torneio começará em 2020, mas terminará em 2021, com o calendário do futebol ainda se adaptando no pós-coronavírus. O principal campeonato do futebol brasileiro começa neste sábado, dia 8. 

Atlético Goianiense 

A briga do Dragão é contra o descenso 
(Foto: Paulo Marcos/Atlético Goianiense)

O Dragão de Goiás tem como objetivo principal a permanência na primeira divisão e qualquer coisa acima disso é lucro. De certa forma muitos já dão como certa a posição do Tricolor Goiano como lanterna da competição. Comandado por Vagner Marcini, o time tem como principais destaques o goleiro Jean, ex-São Paulo, os meias Jorginho e Matheusinho e o artilheiro Renato Kayzer. O time era o melhor colocado do Campeonato Goiano, mas esse só retornará em 2021. A estreia já coloca de cara um dificílimo duelo com o Flamengo.

A imagem pode conter: texto que diz "~ SABORES DO VIKING Salgados e doces artesanais Peça para entregar ou retire no local: (13) 997019862 @saboresdoviking"

Atlético Mineiro 

Sampaoli comanda o Atlético Mineiro em 2020
(Foto: Bruno Cantini/Atlético Mineiro)

Comandado por Jorge Sampaoli, de grande trabalho no Santos em 2019 e com diversas contratações, o Galo chega querendo brigar pelo título. Os atleticanos também tem ainda a chance de conquistar o título mineiro, em finais que ocorrem nos dias 26 e 30 de agosto. O time tem ótimos jogadores, como o goleiro Rafael, os laterais Mariano e Guilherme Arana e os bons atacantes Savarino e Keno. A expectativa do Galo é brigar pelo título, mas uma vaga na Libertadores já será um ótimo negócio 

Athletico Paranaense 

Geuvânio é reforço do Furacão
(Foto: Divulgação/Athletico)

Atual campeão da Copa do Brasil, o Furacão perdeu muitos de seus destaques no título e também teve de recomeçar um trabalho com a saída de Thiago Nunes. Agora, o rubro-negro tem Dorival Júnior no comando e ainda busca seu melhor futebol na temporada. O destaque é o velho conhecido da torcida, Nikão, um “ídolo” do principal time do estado do Paraná na atualidade. Além dele, há também o ótimo goleiro Santos, o bom Marquinhos Gabriel e a revelação Guilherme Bissoli, que encaixou bem na equipe. Além disso, também temos Geuvânio, reforço da equipe. O objetivo é a briga pela Libertadores, mas uma vaga na sul-americana neste momento parece mais plausível. 

Bahia 

Jogadores do Bahia seguem treinando para estreia
(Foto: Divulgação/Bahia)

Dono de uma boa administração, o Tricolor ainda não conseguiu mostrar o futebol que se esperava sob a batuta de Roger Machado. Com derrotas recentes complicadas, o Bahia ainda terá sua estreia “adiada” devido ao fato de jogar a final do estadual, onde só depende de si para ser campeão. O nome que mais chama atenção na equipe é o de Rodriguinho, mas Gregore e Rossi também são bons nomes do gigante nordestino. 

Botafogo 

O Fogão espera um Brasileirão mais tranquilo
(Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Glorioso, que será comandado por Paulo Atuori, trouxe bons nomes para o ano de 2020, contratando inclusive cinco peças durante a paralisação das competições pela pandemia. Os destaques do Fogão, que conta com Honda e Kanu, são justamente as duas estrelas internacionais, além de Gatito, Nazário e Pedro Raul, que vem fazendo um bom ano. A expectativa é que o alvinegro sofra menos em 2020, já que a equipe permite sonhar com um Brasileirão sem sustos.


Ceará 

Guto Ferreira já levou a Copa do Nordeste para o Vozão
(Foto: Reprodução/Vozão TV)

Outro que chega para tentar permanecer na primeira divisão novamente. O Vozão ganhou mais uma vez a Copa do Nordeste e ainda decidirá o estadual contra o Fortaleza. No elenco, comandado por Guto Ferreira, chamam a atenção nomes como Fernando Prass, Samuel Xavier e Charles. Outro bom nome é o recém chegado Cléber, que tem mostrado faro de gol mesmo com pouco tempo de casa. 

Corinthians 

A união da equipe é o forte do Corinthians
(Foto: Marcos Ribolli)

Outro que estreará mais tarde devido a decisão de estadual, o Corinthians voltou como outro time da paralisação e chegou à decisão do Paulistão contra o Palmeiras. Thiago Nunes parece conseguir dar corpo ao time, que ainda não joga um grande futebol mas tem sido eficiente. Cássio segue sendo uma muralha intransponível quando o caldeirão ferve e nomes como Fágner, Gil e Matheus Vital também fazem bom ano. O Timão ainda conta com o ótimo Luan e trouxe de volta o centro-avante Jô, promessa de gols da equipe. A expectativa é de briga por Libertadores, mas nunca é prudente duvidar do time de Parque São Jorge. 

Coritiba 

Coxa é outro que disputa o campeonato contra o descenso
(Foto: Divulgação/Coritiba)

Os rivais paranaenses não poderiam viver situações mais opostas. Se do Furacão se espera tranquilidade, o Coxa terá que fazer um esforço enorme para se manter na Série A. O Verdão fez uma boa campanha no Paranaense, mas a distância para o rival segue muito clara e isso ficou cristalino na decisão. Barroca terá missão complicadíssima em evitar a queda e tem como destaques da equipe o trio de ataque formado por Neilton, Igor Jesus e o matador Robson. 

Flamengo 

O Flamengo é novamente favorito ao título
(Foto: Paula Reis/Flamengo)

Poucas vezes uma equipe foi tão favorita a um segundo título seguido como o Flamengo é esse ano. Ainda contando com um elenco fortíssimo, que trouxe reforços como o excelente Miachael, o Mengão seria ainda mais favorito se mantivesse Jorge Jesus, mas o luso foi comandar o Benfica e acabou sendo substituído por Domenéc Torrent. Os destaques seguem sendo vários, desde o goleiro Diego Alves até o mortal trio formado por Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique. Vai ser tarefa dificílima evitar outro título brasileiro flamenguista. 

Fluminense 

Odair Hellmann terá trabalho no Flu
Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Se não se espera que o Fluminense seja um time tão sofrível esse ano, também não pode se esperar muita coisa dos comandados de Odair Hellman. A equipe não chega a jogar um grande futebol, mas conseguiu fazer frente ao Flamengo na decisão do Carioca, ainda que tenha perdido. Os grandes destaques do time são os veteranos Fred e Nenê, mas também chamam a atenção nomes como Evanílson, que tem jogado bem e Paulo Henrique Ganso, que ainda precisa recuperar seu futebol. O meio de tabela deve ser o destino do Fluzão. 

Fortaleza 

O Fortaleza de Ceni sonha alto no Brasileirão
(Foto: Camila Lima/SVM)

Outro exemplo de boa administração, o Leão do Pici de Rogério Ceni mostra um trabalho concreto e chega com expectativa de uma permanência tranquila no Brasileirão. Ano passado o Tricolor chegou a sonhar com a Libertadores, mas esse ano será mais difícil que os comandados de Ceni cheguem no G6, porém, não é possível descartar uma equipe que é bem organizada na bagunça do Brasil. Os destaques são o ótimo goleiro Felipe Alves e os bons atacantes Romarinho e Osvaldo. Tamb[LP1] ém deve se respeitar a estrela de Wellington Paulista, experiente e goleador. O Fortaleza deve permanecer sem sustos e pode até buscar uma sonhada Libertadores. 

Goiás 

Goiás é outro que tentará se manter na Série A
(Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás)

Outro que brigará pela permanência, o Esmeraldino sequer mostrou um grande futebol no estadual. Sob o comando de Ney Franco, o Verdão tenta permanecer e conta com as excelentes defesas do goleirão Tadeu para isso, além de nomes como Rafael Vaz, Victor Andrade e Rafael Moura, sendo o He-Man o grande destaque ofensivo do alviverde. A permanência é o objetivo e apenas isso já estaria excelente para o Goiás. 

Grêmio 

O Grêmio promete briga por Libertadores
(Foto: Eduardo Moura)

Outro com um trabalho consistente e de longa data, o Tricolor conta com o comando de Renato Gaúcho e entra como favorito a uma das vagas da Libertadores. O Imortal acabou de perder o excelente Everton Cebolinha para o Benfica, mas conta com uma dupla de zaga ótima em Geromel e Kannemann, o ótimo goleiro Vanderlei, trazido do Santos e o bom lateral Victor Ferraz, além de ter ainda bons nomes jovens, como o ótimo Pepê e o bom Jean Pyerre, formado em casa. Além disso, Diego Souza vive grande fase e com um time bem treinado, tende a fazer muitos gols. É quase improvável que o Grêmio fique fora do G6, que deve ser a briga do gigante gaúcho. 

Inter 

Assim como o rival, a briga do Inter também será pelo G6
(Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

O Colorado, comandado pelo argentino Eduardo Coudet, chega com uma boa equipe e prometendo fazer um bom campeonato. Se ainda parece não conseguir bater de frente com o Grêmio em território estadual, o Internacional já mostra evolução em seu futebol e conta com bons nomes, como o excelente Cuesta, os bons Edenílson e Marcos Guilherme e a referência e destaque Paolo Guerrero. A expectativa do clube, assim como o rival, é uma forte briga na parte de cima, buscando a vaga na Copa Libertadores. 

Palmeiras 

Palmeiras ainda deve futebol no ano
(Foto: César Greco/Ag. Palmeiras)

Outro que conta com um fortíssimo elenco, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo, que também não estreará nesse fim de semana devido à final de estadual, é provavelmente o maior adversário do Flamengo pelo título, pelo menos no papel. O Verdão, porém, ainda não conseguiu desempenhar um grande futebol no ano, porém conta com ótimos nomes, como o goleiro Weverton, o bom lateral Marcos Rocha, os jovens de qualidade Patrick de Paula e Gabriel Menino, além de William Bigode, figura carimbada já há algum tempo no Palestra Itália. Se o titulo não vier, algo abaixo de uma vaga na Libertadores seria uma enorme decepção. 

Red Bull Bragantino 

O Red BullBragantino quer ir bem no Brasileirão
(Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

A Red Bull costuma fazer excelentes trabalhos nos clubes em que assume o comando e não é diferente no Bragantino. Os comandados de Felipe Conceição, porém, não devem ter uma campanha absurda como a dos “co-irmãos” de Leipzig em sua primeira temporada. O Braga, porém, não passará sustos. Conta em seu elenco com bons nomes, como Arthur, Morato e Matheus Jesus, além do goleiro Júlio César. O clube deve ficar entre o meio de tabela e a briga por uma vaga no G6. 

Santos 

O Santos ainda busca tranquilidade no ano
(Foto: Ivan Stori/Santos FC)

Como falado em uma série de artigos recentes, o Santos nunca viveu um ano com tanta propensão ao rebaixamento como 2020. O Peixe, que foi recém assumido por Cuca depois da demissão de Jesualdo Ferreira, passa por uma crise interna sem precedentes e vive cercado de dúvidas. A equipe é boa e conta com nomes como Soteldo, Marinho e Carlos Sanchez, ótimos jogadores a nível Brasil, mas diante dos problemas internos, a permanência do Peixe na primeira divisão é claramente o primeiro objetivo, evitando uma mancha irreparável na história do Alvinegro Praiano. O ano não será fácil na Vila Belmiro. 

São Paulo 

O São Paulo também busca dias de paz
(Foto: Divulgação/SPFC)

O Tricolor Paulista, de Fernando Diniz, vinha apresentando um bom futebol no ano, mas gerou novamente dúvidas ao ser eliminado pelo Mirassol no Paulistão. A equipe é bem organizada e pode sim render no Brasileirão, mas tem de primeiro afastar a desconfiança e o fantasma da falta de títulos que assola o Morumbi. Na teoria, o elenco pode brigar tranquilamente por uma vaga na Libertadores. Os destaques são o ótimo goleiro Tiago Volpi, os consagrados Juanfran e Daniel Alves e o atacante Pablo. Victor Bueno também faz um grande ano e Pato já se provou capaz de mostrar bom futebol. A briga do Tricolor é no G6.


Sport 

Hernane é o destaque do Sport
(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O rubro-negro pernambucano volta com o simples objetivo de permanecer na primeira divisão. Comandado por Daniel Paulista, o Leão passou um susto com os reservas no estadual, onde disputou o torneio do rebaixamento. O grande destaque do Sport é o centro-avante Hernane Brocador, artilheiro da equipe e promessa de gols no ataque. A permanência já é um troféu para o Leão, que terá missão dificílima na Série A. 

Vasco 

Yago Pikachu é um dos destaques vascaínos
(Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Cruzmaltino é outro que chega ao Brasileirão com mais perguntas do que respostas. Comandado pelo ídolo e ex-jogador Ramon Menezes, o Vasco promete fazer uma campanha mais tranquila no ano, mas os bastidores sempre podem atrapalhar, principalmente em ano de eleição no alvinegro. Fernando Miguel, Yago Pikachu, Germán Cano e a prata da casa Thalles Magno são os destaques vascaínos, que precisa primeiro pensar em ficar na Série A, uma dura realidade para o Gigante da Colina
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações