Santos x Peñarol, em 1962, e a noite das garrafadas na Vila Belmiro

Com informações do Santos FC
Foto: arquivo

Lance da partida onde a confusão dominou

Para conquistar o seu primeiro título continental, que está completando 58 anos neste 30 de agosto de 2020, o Santos demonstrou não só toda a sua enorme qualidade técnica, mas também muito espírito de luta. Os três jogos com o Peñarol foram verdadeiras batalhas e o Alvinegro soube superar todas as adversidades. Uma delas aconteceu no segundo jogo decisivo, em 2 de agosto, na Vila Belmiro, partida que ficou conhecida como a "noite das garrafadas".

Sem Pelé, machucado, substituído por Pagão, o Santos iniciou a disputa pelo título jogando em Montevidéu. O time uruguaio saiu na frente aos 18 minutos de jogo. Coutinho empatou aos 28, e aos 15 minutos da etapa complementar fez o gol que sacramentou a virada e a vitória do Peixe.


Com o triunfo, bastava apenas o empate na Vila Belmiro. E o resultado veio, mas para o árbitro, não. O Peñarol saiu na frente e o Santos virou ainda no primeiro tempo. No início da segunda etapa os uruguaios empataram e na sequência viraram, com um gol de pênalti, aos 11 minutos.

A penalidade foi muito contestada pelos atletas e torcedores e um princípio de confusão foi iniciado, com garrafas sendo atiradas no campo. O jogo ficou parado por algum tempo, mas os uruguaios converteram. O jogo continuou e aos 22 minutos, Pagão fez o terceiro, empatando o jogo, o resultado que dava a taça ao Peixe.


Ao final da partida, a torcida comemorou o título e no dia seguinte os jornais estamparam o Peixe como o campeão. Porém, não foi exatamente isso que o árbitro Carlos Robles relatou. Na súmula, entregue no dia seguinte, ele citou invasões, ameaças e agressões e afirmou que, temendo algo pior, encerrou a partida quando estava 3 a 2 para os uruguaios, considerando o restante do jogo como um “amistoso”.

O resultado forçou o terceiro jogo da decisão, que foi realizado no Monumental de Nuñez, na Argentina, em 30 de agosto. Neste dia, o Santos foi absoluto do início ao fim do confronto, e com gols de Coutinho e dois de Pelé, venceu com categoria o adversário uruguaio pelo placar de 3 a 0, conquistando a sua primeira Libertadores.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações