Zé Maria campeão pelo Sergipe em 1993

Foto: arquivo

Zé Maria, em pé, ao centro: campeão sergipano em 1993

O lateral-direito Zé Maria, o José Marcelo Ferreira, está completando 47 anos neste 25 de julho de 2020. Revelado pela Portuguesa, onde chegou à Seleção Brasileira, e com passagens conhecidas por Flamengo, Palmeiras, Vasco e futebol italiano, ele defendeu, em um curto período, o Sergipe, onde conquistou o seu primeiro título como profissional: o estadual de 1993.

Zé Maria já chamava a atenção na base da Portuguesa, tanto que foi alçado à equipe principal em 1991. Porém, mesmo com muito talento, lhe faltava experiência. Assim, a Lusa resolveu emprestar o seu jovem jogador, completando 20 anos, ao Sergipe.

O Zé Maria tornou-se peça fundamental do Sergipe naquela temporada. O Mais Querido entrou no Estadual daquele ano em busca do tricampeonato. Por isto, montou uma bela equipe. Além disso, o clube tinha pela frente a Seletiva para a vaga na Série B do Brasileiro de 1994 (em 1993, como a Série A teve 32 times, não foi realizada a Série B porque não haveria acesso. Então, a CBF criou a Seletiva e as equipes classificadas se juntariam às 12 rebaixadas da Série A).

O Campeonato Sergipano de 1993 foi uma verdadeira maratona. Com 12 clubes, a competição teve início em janeiro e final em novembro. A competição era realizada em dois turnos, sendo que cada um deles teve primeira e segunda fases. Depois disso, os campeões de turno e os melhores por índice técnico iam para o quadrangular final, com pontos de bonificação por liderar a primeira fase dos turnos e pelos títulos.

Na fase decisiva, chegaram Sergipe, Maruinense, Vasco e Itabaiana. O Mais Querido, com os pontos de bonificação conquistados das etapas anteriores, fez quatro vitórias, um empate e uma derrota, garantindo o título sergipano com 13 pontos. Este seria o terceiro do hexa, série terminada em 1996.


Para Zé Maria, o título foi importante, pois era o primeiro dele como profissional. Aliás, em 1996, quando defendia o Flamengo, uma entrevista à Folha de São Paulo, quando indagado se pelo Rubro Negro ele iria conquistar o seu primeiro título por um clube, ele foi enfático: "Não. Em 1993, fui campeão sergipano pelo Sergipe".

Após o empréstimo para o Sergipe, Zé Maria voltou Lusa, teve um segundo empréstimo, para a Ponte Preta, retornou novamente para o time Rubro Verde, onde chegou à Seleção. Ainda passou por Flamengo, Parma, Peruggia, Palmeiras, Vasco, Cruzeiro, Internazionale, Levante e encerrou a carreira pela Portuguesa em 2008.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações