Os 90 anos do primeiro jogo do Brasil em Copas do Mundo

Foto: Arquivo CBF

No Parque Central, o Brasil acabou sendo derrotado pela Iugoslávia

O dia 14 de julho de 1930 é histórico para a Seleção Brasileira. Apesar do resultado não ter sido muito feliz, a Seleção, que na época jogava de branco, entrava no gramado do Parque Central, em Montevidéu, no Uruguai, para fazer o primeiro jogo em uma Copa do Mundo em sua história, uma derrota por 2 a 1 para a Iugoslávia.

Apesar de ter grandes jogadores, o escrete brasileiro não foi com força máxima para o Mundial no Uruguai. Tudo porque uma briga entre dirigentes paulistas, que queriam Jorge Caldeira na Comissão Técnica comandada por Píndaro de Carvalho, e cariocas fizeram com que a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) e seus clubes boicotassem a convocação. Assim, só Araken, que era do Santos, mas estava sem contrato e foi registrado pelo Flamengo para poder jogar a Copa, se juntou ao time, que na sua grande maioria acabou sendo formado por jogadores de clubes do Rio de Janeiro.

Apesar de os times cariocas terem grandes jogadores, aquela Seleção Brasileira que entrou em campo no Parque Central não tinha o mesmo poder. Só para resumir, o grande jogador do país na época, Friedenreich, atuava pelo antigo São Paulo (o que tinha a alcunha de Floresta, por causa do local onde estava situado o clube) e não foi ao Mundial.

E assim, o Brasil acabou sucumbindo naquele 14 de julho de 1930. O primeiro tempo foi dominado pelos iugoslavos, que com passes rápidos e taticamente mais bem postados, abriram o marcador logo aos 21 minutos, com o gol de Tirnanic.


O tento sofrido deixou os brasileiros ainda mais atônitos. Foram minutos de angústia e praticamente sem reação. Aos 31', saiu o segundo da Iugoslávia, marcado por Bek. E os europeus não fizeram o terceiro até o fim da primeira etapa por muito pouco, ficando o placar nos 2 a 0.

No segundo tempo, a Seleção Brasileira mostrou melhora e foi para cima, tentando diminuir o marcador, conseguindo aos 17 minutos, com Preguinho. Este gol foi histórico, o primeiro do Brasil em Copas do Mundo. O escrete nacional até tentou buscar o empate, mas a vitória ficou com a Iugoslávia: 2 a 1.

Três dias depois, a Iugoslávia encarou a Bolívia e goleou pelo placar de 4 a 0. O resultado acabou eliminando o Brasil da primeira Copa do Mundo, mas o escrete teve que ir a campo, para cumprir tabela, em 20 de julho, contra os bolivianos. Mas este é um tema para um outro artigo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações