Há 104 anos, Uruguai e Chile começavam a história do que é hoje a Copa América

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Chilenos e Uruguaios disputaram o primeiro jogo do Sul-Americano de 1916

Era um dia 2 de julho como hoje, mas o ano era distante: 1916. Num mundo que obviamente era bem diferente do atual, teria inicio o primeiro grande torneio continental de seleções do futebol mundial. Naquele dia, com uma goleada Uruguaia diante do Chile, por 4 a 0, teve início o Campeonato Sul-Americano, que mais tarde viraria a Copa América e que nascia para celebrar a independência da Argentina, país sede. Além dos três já citados, participava também o Brasil.

O duelo foi disputado diante de 3 mil espectadores no Estádio Gimnasia y Esgrima de Buenos Aires, conhecido pela abreviatura G.E.B.A.. Melhor desde o início do jogo, a Celeste, que ainda não era Olímpica, abriu o marcador com Gradín, que, fato notável para a época, era um jogador negro. Plendibene ampliou ainda no primeiro tempo, já no finalzinho da etapa inicial. No segundo tempo, ambos foram as redes novamente, fechando o marcador em 4 a 0.

A grande estreia embalou o Uruguai na competição. A equipe só voltou a campo no dia 12, quando venceu o Brasil, que tinha o craque Friedenreich, lenda absoluta da era amadora do esporte bretão naquele que se tornaria o país do futebol, por 2 a 1. Na última rodada, o confronto entre uruguaios e argentinos serviria para decidir o campeão.


O empate de 0 a 0, em jogo que começou a ser disputado no G.E.B.A. em um dia e devido a incidentes só terminou alguns dias depois no Estádio do Racing, terminou 0 a 0, garantindo a conquista ao indigesto visitante com o empate. O primeiro Campeonato Sul-Americano era do Uruguai e teve Gradin como artilheiro.

O duelo inicial, entre Celestes e Rojos, não teve imaginada tamanha importância histórica na época, mas ficou para sempre registrado como o pontapé inicial do que hoje é a Copa América. Ainda durante aquela edição de 1916 se acertou a fundação da Conmebol e o torneio passou a ser disputado ano a ano, com uma interrupção em 1916 devido ao surto de Gripe Espanhola. A partir daí, seriam anos de remodelações e algumas interrupções antes de chegar ao formato atual.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações