Um dos mais antigos do país, Inter de Bebedouro completa 114 anos

Com informações da FPF
Foto: divulgação

Estádio Sócrates Stamato é a 'casa' da Inter de Bebedouro

O segundo clube mais antigo em atividade no estado de São Paulo completa 114 anos nesta quinta-feira. A Associação Atlética Internacional de Bebedouro tem como sua maior glória o título da Taça Estado de São Paulo de 1979, além de campanhas destacadas no Paulistão A3 e na Segunda Divisão –respectivamente sendo vice-campeão em 1981 e 1994.

Fundação - A origem do clube surgiu da expansão econômica vivida na cidade no início do século XX. Bebedouro passava por uma época de prosperidade através do cultivo de café e a construção da ferrovia, que trazia recursos e milhares de pessoas para o município.

A chegada de novos imigrantes à cidade trouxe novos hábitos, sendo o futebol um deles. Fundado oficialmente no dia 11 de junho de 1906, o clube de Bebedouro surgiu da união de simpatizantes. Sendo um dos times pioneiros, a Internacional motivou a criação e expansão do futebol para as cidades vizinhas, como Barretos e Monte Azul Paulista.


Em 1924, o clube começou a disputar suas primeiras competições amadoras, fase que durou até 1947. No ano seguinte, jogou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, seu primeiro torneio na era profissional. Em 1956 chegou perto de finalmente alcançar o acesso à elite paulista, mas não conseguiu passar do quadrangular final.

Fase de sucessos e incertezas - No início da década de 50, surgiu um dos maiores dirigentes da história do clube: Arnoldo Bulle. Com o mandatário, a Inter de Bebedouro conseguiu contratar grandes atletas do interior do futebol paulista. As aquisições ajudaram no crescimento esportivo, fazendo campanhas consistentes na Segunda Divisão e chegando perto várias vezes do acesso à elite.

Após o falecimento de Arnaldo em 1957, o clube começou a viver períodos de dúvidas. Entre 1969 e 1972, a Internacional de Bebedouro não disputou campeonatos profissionais, se mantendo ativa apenas em amistosos. Em 1973, juntamente com o presidente Arnaldo de Rossis Garrido, veio uma série de mudanças: o dirigente fechou parceria com a prefeitura da cidade para reformar a sede e o estádio, visando um retorno ao profissionalismo.


História recente - Em 1989, a Internacional de Bebedouro alcançou uma de suas maiores conquistas –a posse do Estádio Municipal Sócrates Stamato, dando inicio à era moderna do clube. O campo foi palco de diversas partidas importantes, recebendo times como São Paulo, Corinthians e até mesmo o Peñarol-URU.

Em 2004, novamente se licenciou das competições estaduais, permanecendo assim até 2007, quando retornou ao Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 2011, a Internacional disputou a Série A3 por conta da desistência do Araçatuba, permanecendo até o ano seguinte.

Atualmente a equipe disputa o Paulistão Sub-23 Segunda Divisão. Na temporada passada, o clube terminou na 4ª colocação do Grupo 2 na primeira fase – somou 17 pontos, com 4 vitórias.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações