Treinador Darlan Santana comenta panorama do futebol com o Covid-19

Por Victor de Andrade
Foto: arquivo pessoal

Darlan Santana fez o curso de treinador na CBF Academy

A pandemia do coronavírus vem deixando todos os profissionais do futebol pensando em como será o futuro da modalidade. Conhecido pela bela passagem no Jabaquara, o treinador Darlan Santana, que tem o curso de Licença A para a função, em entrevista ao site O Curioso do Futebol, comentou o panorama do esporte no Brasil e no mundo em meio ao Covid-19.


Primeiramente, Darlan falou quais são suas atividades nesta quarentena."Tenho feito muita coisa nesta quarentena, mas, entre elas, assistir muito futebol. Não de muito tempo atrás, mas de alguns anos, para não esquecer o que aconteceu na modalidade. Também venho preparando treinos online para os alunos das nossas escolas como também da Vila Criativa, da Prefeitura de Santos. Estou passando o tempo com aprendizado", disse.

O treinador comentou também como estão os trabalhos com os alunos de suas escolinhas de futebol. "Venho tendo muito contato com os pais e os alunos. Porém, é difícil, pois você não aprende a jogar futebol pela internet. Mas a gente tenta fazer com que os pais interajam com os filhos em casa. É um momento diferente para eles, mas passamos muitas aulas, curtas, justamente para que a garotada possa sentir algo semelhante ao ambiente de quadra ou campo. Mas sabemos que é um momento difícil e vamos torcer para que esta pandemia vá embora logo, pois futebol se aprende ao vivo", argumentou.


Sobre a volta das competições, Darlan faz uma comparação entre a Europa e o Brasil. "Em alguns lugares, as competições já voltaram. Podemos acompanhar, por exemplo, o Campeonato Alemão recomeçando com tudo, mas sem público. Vamos torcer para que as competições estaduais também possa retornar, mesmo que sem o torcedor nas arquibancadas, porque é triste saber que já tem clubes no vermelho, com folhas salariais atrasadas e perdendo jogadores. Eu acho que a Europa voltou um pouco na frente porque encarou o problema de saúde com mais seriedade que nós brasileiros. Demoramos muito para ter uma noção geral do que é esta doença. Por ter saído na frente, o futebol na Europa estará em um nível mais alto do que os times brasileiros", falou.

Confira a entrevista completa neste vídeo

O profissional afirmou ainda que o aumento de substituições nesta volta do futebol foi uma decisão acertada. "A questão do aumento do número de substituições foi uma boa ideia. Para nós treinadores isto é essencial, você tem mais opções no banco de reservas para fazer as trocas, não só por deficiência técnica, mas também por lesão. Às vezes um jogador está em um ritmo diferente daquele que está do lado de fora e você poder ter mais opções no banco de reservas com certeza facilitou para as comissões técnica e também para você dar a oportunidade para aquele atleta que vai para a reserva muitas vezes e não entra pelo mínimo de substituições que temos, que são três. Então, com esse aumento, é bom para os jogadores, para os clubes e, principalmente, para as comissões técnicas", explicou.

Darlan também fez um prognóstico sobre a volta do futebol no Brasil. "O retorno do futebol brasileiro é uma incógnita, porque as equipes já estão no vermelho. O país está entrando no vermelho com relação a contas. Agora é torcer para que os dirigentes do futebol tenham um bom relacionamento com as federações e CBF, pois são eles que regem o que vai acontecer na realidade. O entendimento é o primeiro passo para que a modalidade volte fortalecida. Um vai ter que ceder de um lado e o outro também, não vai poder ter aquelas competições uma em cima da outra, até porque os atletas, fisicamente, não estão preparados para aguentar uma carga muito forte, mesmo que muitos tenham mantido a forma em casa. Eu acho que o futebol brasileiro vai sofrer um pouquinho, mas como aqui tudo tem um jeito, espero que volte, no mínimo, como era antes. É torcer para que isto ocorra o quanto antes", finalizou o treinador.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações