Ronaldo, o autor do gol do título do Paulista de 74 do Palmeiras

Com informações do Palmeiras
Foto: arquivo SE Palmeiras

Rnaldo, com coroa e faixa de campeão paulista de 1974: o gol do título foi dele

Na última semana, mais precisamente no dia 9 de junho, o mundo do futebol perdeu Ronaldo. Eterno ídolo palmeirense Ronaldo Gonçalves Drummond esteve internado durante 20 dias por sofrer uma hemorragia gástrica. Ele ficou marcado na história do Verdão por ter marcado um gol histórico.

Ronaldo, que defendeu o Palmeiras entre 1972 e 1975, com 184 jogos (104 vitórias, 56 empates e 24 derrotas) e 31 bolas na rede, entrou definitivamente para a história do clube ao marcar o gol do título do Campeonato Paulista de 1974, na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians – na verdade, o camisa 9 marcou duas vezes, mas o segundo gol foi anulado em erro grosseiro da arbitragem.

Cerca de 90% do público no Morumbi naquele 22 de dezembro de 1974 era corintiano. O gol que calou os mais de 100 mil alvinegros, esperançosos em sair da fila de títulos que perdurava desde 1954, foi anotado aos 24 minutos da segunda etapa. Com o tento, Ronaldo prolongou o sofrimento do rival, que só voltaria a levantar uma taça em 1977.

No Verdão, Ronaldo também se sagrou bicampeão brasileiro em 1972 e 1973 e conquistou o Paulistas de 1972. Já havia faturado o Campeonato Mineiro de 1970 e Brasileirão de 1971 pelo Atlético-MG e, mais tarde, no Cruzeiro, foi campeão da Libertadores da América em 1976.


“O Palmeiras foi minha afirmação total no futebol. Conquistei meu espaço aos poucos e participei de todas as conquistas. Quis o destino que o maior feito da minha carreira fosse o gol de 1974, pois me machuquei na primeira partida da final daquele ano e consegui me recuperar a tempo suficiente de disputar o segundo jogo. A vontade de jogar falou mais alto, e, graças a ela, superei todas as dores para atuar e marcar o gol do título”, afirmou o ídolo, em entrevista concedida ao Site Oficial do Palmeiras em 2016.

Contratado junto ao Atlético-MG por indicação do treinador Oswaldo Brandão, Ronaldo estreou em 26 de maio de 1972, diante do Zaragoza-ESP, no empate por 2 a 2. Seu primeiro gol com a camisa do Verdão ocorreu alguns dias depois, em 7 de junho, diante do Fenerbahçe-TUR, na vitória palestrina por 2 a 1. “Na primeira vez que fui sondado pelo Brandão, ele ainda era técnico do São Paulo. O negócio não fechou, e ele foi para o Palmeiras depois. Pediu para me trazer novamente e eu vim”, contou.

A primeira partida da decisão de 1974 foi disputada no estádio do Pacaembu e terminou empatada em 1 a 1. Os gols foram anotados por Edu Bala e Lance. Por pouco, o talismã alviverde não esteve em campo no segundo duelo. “Tive um grave problema muscular na coxa no primeiro jogo. Minha perna inchou demais. Nem o pé no chão eu conseguia colocar. O Brandão chegou para mim e disse que eu começaria atuando. Dentro de mim, sabia que isso seria impossível”, lembrou. “O massagista e o Brandão entraram no meu quarto com uma garrafa de água mineral, jogaram em mim e começaram a espremer a região com muita força. Enquanto o Brandão segurava minha perna, o massagista esfregava. Fiz isso até de madrugada. Quando acordei no domingo, estava zerado”, completou.

Para Ademir da Guia, maior ídolo da história do clube, o título de 1974 teve um sabor especial. “A conquista de 1974 realmente marcou e ficou gravada. Ganhar do Corinthians sempre foi especial e nós conseguimos mantê-los no jejum e fazer com que ultrapassassem os 20 anos. Foi o título mais marcante de toda a minha carreira”, afirmou, em entrevista ao Site Oficial do Palmeiras em 2014, na ocasião dos 40 anos da conquista.


Durante a maior parte do tempo em que ficou no Palestra Italia, Ronaldo disputou posição com Edu Bala pelo lado direito do ataque. No entanto, o jogador tinha facilidade para atuar nas demais posições do setor e muitas vezes exerceu o papel de centroavante, sobretudo quando César Maluco estava fora do time e quando ele deixou o clube definitivamente, em outubro de 1974.

O craque já havia sido decisivo meses antes, na reta final do Campeonato Brasileiro de 1973. Na segunda rodada do quadrangular final, o Palmeiras perdia para o Internacional até que Ronaldo empatou, aos 32 minutos do segundo tempo, e, três minutos depois, cobrou o escanteio para Luis Pereira garantir a vitória por 2 a 1. Na rodada final, bastou um empate por 0 a 0 para com o São Paulo para o Verdão ficar com a taça.

Ronaldo era figura constante no encontro de veteranos que o Palmeiras realiza todos os anos. Em 2017, durante as comemorações dos 45 anos da “temporada perfeita de 1972”, o clube promoveu um encontro entre os craques daquele time na Academia de Futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações