Guga e suas tripletas contra o Corinthians

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Guga jogando pelo Santos no início da década de 1990

Os anos 1990 não foram uma época muito feliz para o torcedor santista, principalmente a primeira metade da década. O Peixe vivia problemas financeiros e institucionais ao mesmo tempo em que assistia seus grandes rivais fazerem ótimas campanhas e ganharem diversos títulos. A situação mudou um pouco no final da década, quando o Alvinegro Praiano ganhou a Copa Conmebol e o Rio-São Paulo. Entre 1992 e 1994 esteve na Vila Belmiro um excelente atacante que tinha hábito de marcar gols em cima do Corinthians: Guga, que completa 56 anos nesse dia 14.

Ele chegou a Vila Belmiro depois de uma ótima passagem pela Internacional de Limeira. O presidente do Leão, Richard Drago, recebeu várias propostas, mas optou pela do Alvinegro Praiano. Inicialmente chegou a fazer inclusive uma ótima dupla com outro matador santista daquela época, o ótimo Paulinho McLaren. Mas, rapidamente, Guga assumiu o protagonismo do ataque, principalmente depois de Paulinho sair para o Porto.


A primeira vez em que Guga marcou três gols diante do Corinthians foi em um jogo disputado no Morumbi, no dia 25 de outubro de 1992. O duelo valia pelo Campeonato Paulista daquele ano. Os corintianos até pularam na frente com um gol de Paulo Sérgio, mas mal conseguiram comemorar pois pouquíssimo tempo depois, em ótima jogada coletiva o Peixe empatou com Guga, que recebeu passe de Almir com o gol vazio para empatar. O segundo veio aos 2' do segundo tempo, quando Ranielli cruzou para a área, a bola passou por Cilinho, mas não pelo autor do primeiro gol, que marcou de cabeça. Aos 18', uma verdadeira obra de arte, quando o atacante santista marcou seu terceiro gol em um lido chute de sem pulo após confusão na área.

A segunda vez que Guga marcou três vezes contra o Corinthians foi um jogo espetacular entre as duas equipes no ano de 1994, válido pelo Paulistão e disputado no dia 24 de abril, no Morumbi, como era o comum nos clássicos paulistas. Nessa época o centro-avante santista já havia ganhado da torcida o apelido de "Matador de Gambás". O Timão saiu na frente com Marcelinho, de pênalti. Os corintianos ainda ampliaram com Casagrande, de cabeça.


Guga começou seu recital com um gol marcado após uma linda jogada do Peixe, que terminou com a finalização dele. O empate veio com Dinho, batendo pênalti. Ainda no primeiro tempo, deu temo de Guga marcar mais um após belo passe de Cerezo. No segundo tempo, Edinho evitou o empate corintiano com incríveis sequências de defesas até o camisa 9 santista marcar o terceiro dele e o quarto do Peixe de cabeça. Casagrande até marcou mais um, nada mudou no placar do duelo.

Segundo dados postados pelo próprio Twitter do Santos, Guga disputou pelo Alvinegro Praiano 156 partidas e marcou 74 gols. O ex-camisa 9 é até hoje um dos maiores artilheiros santistas pós era-Pelé e ficou marcado como um dos ídolos da torcida no período de vacas magras do Peixe. Além dos gols contra o Corinthians, foi artilheiro do Brasileirão de 1993, torneio onde o alvinegro tinha um ótimo time e foi o único a derrotar o campeão Palmeiras, por duas vezes. Hoje o ex-jogador é dono de um passeio de escuna em Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações