O começo de Zidane no Cannes

Por Lucas Paes
Foto: Marc Francotte/TempSport/Corbis

Zidane começou sua carreira do Cannes

Completando 48 anos neste dia 23, o atual treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, é provavelmente um dos nomes que causa mais pesadelos e arrepios em brasileiros quando o assunto é Copa do Mundo. Muito além de carrasco dos Canarinhos, Zizou foi um craque de nível absurdo que desfilou sua classe pelos gramados europeus. A trajetória do craque começou no Cannes, modesto time francês.

Filho de argelinos nascido em Marseille e torcedor do Olympique desde pequeno, Zidane começou a dar seus primeiros passos no futebol no Victorio Mello FC, time pequeno e inexpressivo que só disputava torneios amadores, de onde foi para o Septémes-Lés-Vallons, clube responsável por moldar o diamante que o futuro galáctico era. Sua qualidade despertava atenção de grandes clubes europeus, mas quem levou o garoto para um período de testes foi o Cannes, para onde ele iria por uma semana, mas acabou nunca retornando ao Septémes.

Durante seu período nas categorias de base dos Dragons Rouges, já mostrava temperamento forte, característica adquirida devido a suas origens mestiças, já que era filho de um pai argelino, sofrendo preconceitos enquanto crescia nas ruas de Marseille. Jean Varraud, primeiro treinador de Zizou, orientou o futuro craque a canalizar sua raiva no seu jogo, o que acabou ajudando o futuro campeão do mundo a evoluir. Foi nesse período também, quando chegou ao clube, que foi convidado por Jean-Claude Elineau, diretor do clube, para viver em sua casa ao invés do dormitório que compartilhava com vários garotos. Segundo o próprio jogador, foi ali que ele encontrou algum equilíbrio.

Estreou no ano de 1988, diante do Nantes de Desailly e Deschamps. Fez apenas dois jogos naquela temporada e acabou treinando mais no biênio de 1989/1990. Marcou seu primeiro gol na temporada de 1990/1991, temporada em que apareceu mais entre os titulares do Cannes e ajudou a equipe a se classificar para a Copa da UEFA, antigo nome da atual Liga Europa. Na temporada seguinte, seguiu jogando bem, mas pegou a infeliz fama de não fazer boas partidas quando os Dragons mais precisavam dele. Não conseguiu evitar o rebaixamento do clube naquele ano, mas acabou despertando a atenção do Bordeaux, que pagou caro por sua contratação. Foram 71 jogos e 6 gols em seu período no Cannes.


Do Bordeaux, Zidane começaria sua caminhada ao estrelato. De lá chegaria a Juventus de Turim, onde brilhou mais ainda antes de ir para o Real Madrid e se tornar uma das maiores bandeiras do que provavelmente é o maior clube de futebol do planeta. Responsável direto pelo título mundial da França em 1998, se aposentou em 2006 e hoje treina pela segunda vez os Merengues, depois de comandar a equipe em três conquistas da Liga dos Campeões da Europa
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações