25 anos do gol de barriga - O título do Fluminense no Carioca de 1995

Com informações do site oficial do Fluminense
Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo

O lance do gol de barriga de Renato Gaúcho: o Tricolor era campeão carioca de 1995

No dia 25 de junho de 1995, há exatos 25 anos, em uma partida épica, o Fluminense sagrou-se campeão Carioca em um jogo para lá de emocionante, com cinco gols - o último deles depois que Renato Gaúcho desviou com a barriga um chute do volante Ailton. O torcedor tricolor vibrou com a histórica vitória do Flu por 3 a 2 sobre o Flamengo, em um Maracanã lotado.

O Fluminense não contava com o crédito da crônica esportiva e, segundo lembra o meia Ailton, o grupo sofria com isso. "A mídia não confiava e ninguém acreditava que o Fluminense poderia chegar à final. Oscilamos muito dentro da competição. Eu acho que, por conta disso, demos margem para que a desconfiança surgisse, mas é muito bom superar tudo isso com um grupo maravilhoso, que deixou de lado a parte financeira e focou somente em conquistar o título. Um time de Guerreiros, simples e de pessoas renegadas. Tenho certeza que nós escrevemos o nosso nome na história do clube", relembra o meia, autor do chute que originou o gol.

O Flamengo começou o octogonal com três pontos ganhos: dois por ter vencido o primeiro e o segundo turno da fase classificatória pelo Grupo B e um pela conquista da Taça Guanabara. O Vasco iniciou o octogo­nal com um ponto extra, por ter vencido o pri­meiro turno da fase classificatória do Grupo A, e o Botafogo com um ponto extra por ter vencido o segundo turno da fase classificatória pelo Grupo A.

O Fluminense se recuperou e na fase final conseguiu o direito de disputar o título. E esse foi o grande problema para o Flamengo, campeão da Taça Guanabara, porque o Fluminense foi o seu carrasco durante todo campeonato. Em três jogos, duas vitórias para o Fluminense e um empate. Seria a rodada final mais um confronto entre as equipes, dessa vez para decidir o título.

O jogo decisivo poderia ser um filme, com grandes reviravoltas. O Maracanã estava lotado, e o Fluminense abriu 2 a 0, fazendo assim, um primeiro tempo praticamente sem erros, mas no segundo tempo, o Flamengo fez 2 a 1, o tricolor Sorlei e o rubro-negro Marquinhos foram expulsos depois de uma confusão no momento do primeiro gol da Gávea. Dez contra dez e o Flamengo conseguiu o empate, resultado que lhe dava o título por ter feito a melhor campanha no geral. Logo após Lira foi expulso, em disputa com Fabinho.

Mas estava escrito que aquele time Tricolor seria Campeão Carioca frente a um público de mais de 120 mil pessoas no estádio e assim foi. Com a barriga de Renato Gaúcho, aos 41 da etapa final encerrou a disputa com um gol que foi para a súmula para Aílton, autor do chute. O Flu ainda teria Lima expulso, levando o Fluminense a terminar a com oito jogadores em campo, mas com a Taça de Campeão Carioca de 1995.


"O gol surgiu de uma forma que eu já tinha falado com o Ronald. Eu disse para ele que só tinha um jeito de vencermos o jogo. Eu iria ficar aberto na direita e quando ele pegasse na bola tocaria em mim. Eu saí driblando e quando vi que era o Charles na minha frente, eu iria chutar, mas ele me fechou, cortei para um lado e para o outro e finalizei, ela resvala no Renato e sai o gol, o gol do título", explica Aílton.

Ronald se lembra perfeitamente do pedido de seu antigo companheiro de equipe. "Normalmente o lateral toca e faz a ultrapassagem, fiz o que ele me pediu e deu na maravilhosa jogada em cima do Charles Guerreiro. A sensação foi mágica, jogar no Maracanã e ser campeão. As dificuldades existiam, mas vim de um clube considerado pequeno e acostumado com elas. O que a imprensa falava na época serviu como motivação para todos do grupo. Conseguimos formar uma família unida, superando todos que eram contra", conclui Ronald, o lateral direito do Fluminense campeão em 1995.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações