O União São João campeão da Divisão Intermediária em 1987

Por Lucas Paes

Time do União de 1987: Em pé da esq.p/dir.: Kiko, Privatti, Eduardo, Miranda, Cavalcanti e Carlinhos. Agachados: Muniz, Adauto, Cássio, Juca e Valdir Lins

O União São João foi durante boa parte dos anos 1990 um dos mais tradicionais times do interior do estado de São Paulo. Berço do lateral Roberto Carlos, o time de Araras chegou a jogar a primeira divisão nacional e teve momentos ótimos quando se tornou o primeiro "clube-empresa" do futebol brasileiro. Toda essa história de momentos bons tem um ponto de origem antes disso, no ano de 1987, quando o alviverde de Araras conquista a Divisão Intermediária do Paulistão, que hoje é a Série A2.

Depois de bater na trave em 1986, o União mantem boa parte de seu elenco para o ano de 1987. Naquele ano, o União cairia no grupo D da competição, ao lado de Batatais, Grêmio Catanduvense, Francana, Inter de Bebedouro, Lemense, Rio Branco, São Carlense e Sertãozinho. Os nove times disputariam em turno e returno a classificação para a fase seguinte.

O Verdão de Araras demorou a engrenar. Começou com dois empates sem gols, com Batatais, no dia 9 de maio, em casa e Sertãozinho, no dia 17, fora de casa. A primeira vitória veio no duelo em casa diante do Lemense, por 2 a 1, seguida por uma derrota para a Catanduvense fora de casa. No dia 3 de junho, a equipe volta aos bons resultados com uma vitória por 3 a 2 diante da Fracana, seguida por um empate sem gols diante da Sãocarlense. O time fecha o primeiro turno com uma vitória diante da Inter de Bebedouro, em casa e outro triunfo diante do Rio Branco.

No segundo turno da primeira fase, o início vem com dois empates diante de Batatais e Lemense fora de casa, com uma vitória dentro de casa diante do Sertãozinho entre esses jogos. Depois, veio um empate sem gols como mandante contra a Catanduvense, seguida por uma derrota pra Francana em Franca. Após isso, vieram triunfos contra a Sãocarlense e Inter de Bebedouro. Na sequência, um empate sem gols nos seus domínios diante do Rio Branco para fechar o primeiro turno da competição. Com 21 pontos, o time de Araras terminou na liderança do grupo.

Na segunda fase, o Verdão estreou empatando em 2 a 2 contra o São José, em Araras. Na sequência, uma grande vitória diante do Saad, fora de casa, por 2 a 0. Na terceira partida, veio uma vitória diante da Esportiva Guaratinguetá em casa, seguida por um empate sem gols diante Ferroviário como visitante. O alviverde fechou o primeiro turno da segunda fase com uma vitória pra cima do Bernô e uma derrota diante do União Mogi por 4 a 1, jogos disputados como mandante e visitante, respectivamente.


No segundo turno da segunda fase, tudo começa com uma derrota para o São José, no Vale do Paraíba, seguida por uma vitória diante do Saad, tanto o triunfo quanto o revés sendo por 2 a 1, contra e a favor, claro. Na terceira rodada, outra vitória pra cima da Esportiva de Guaratinguetá, dessa vez por 1 a 0, fora de casa, seguida por mais uma diante de Ferroviário de Ituano em casa,Ainda vieram outros dois triunfos seguidos, diante do EC São Bernardo e do União Mogi, fora e dentro de casa respectivamente, definindo a classificação.

A terceira fase definia os finalistas da competição, que também subiriam para a divisão principal do Paulista. Num grupo com Marília, Rio Preto e Paulista de Jundiaí, o Verdão de Araras teve quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, mais do que suficientes para classificar-se para a final e garantir o acesso, bastante festejado pelos torcedores após a vitória contra o Rio Preto, por 1 a 0 e u empate entre Marília e Paulista.

Na decisão, diante do São José, o título veio para o União São João com duas vitórias, por 2 a 1, jogando em casa e por 1 a 0 jogando fora de casa. A conquista serviu para acelerar a construção do Estádio Hermínio Ometto, inaugurado em 1988. A campanha final foi de 21 vitórias, 10 empates e cinco derrotas em 36 jogos. Foi o primeiro dos grandes feitos do União São João, que ainda seria campeão de duas divisões do Campeonato Brasileiro nos anos 1990 (Séries C e B.). 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações