domingo, 17 de maio de 2020

Bentinho marcava seu último gol pela Lusa há 20 anos

Por Natanael Oliveira / FPF
Foto: arquivo

Bentinho sendo apresentado para a sua última passagem pela Portuguesa

Antônio Bento dos Santos. Esse nome pertence a um dos principais atacantes dos anos 1990. Conhecido apenas como Bentinho, o jogador fez história principalmente com a camisa da Portuguesa, time onde marcou seu último gol em solo brasileiro, há exatas duas décadas.

Mineiro nascido na cidade de Montes Claros, Bentinho teve inspiração familiar para virar jogador de futebol. Irmão mais novo de Bento, volante que também jogou pela Portuguesa, o atacante deu seus primeiros chutes na base ao lado de um dos maiores ídolos da equipe lusitana, o também atacante Dener.

O destaque na categoria de base da Portuguesa fez o jogador despontar como profissional em 1988. Apesar de atuar como atacante centralizado, talento não faltava para Bentinho, que chamava a atenção por sua versatilidade, velocidade com a bola no pé e posicionamento.

Ficando na equipe lusitana até o final de 1993, Bentinho se despediu da primeira passagem pela Portuguesa com 62 gols feitos. O seu destino seria do outro lado do mundo: o Japão.

Experiência na Ásia e retorno ao futebol nacional - Após uma rápida passagem pelo Verdy Kawasaki-JAP, onde marcou 16 vezes, Bentinho retornou ao Brasil. O destino do atacante seria o São Paulo, onde ficou por apenas um semestre, mas sem antes brilhar com a camisa tricolor. Disputando o Campeonato Paulista de 1995, o atacante marcou 20 gols e se sagrou artilheiro do estadual –juntamente com Paulinho McLaren, da Portuguesa.

Logo depois da rápida, mas ótima passagem pelo Tricolor do Morumbi, Bentinho retornou à Ásia para fechar o ano de 1995. Novamente desembarcando no Japão, o rápido atacante terminou o ano atuando pelo Kashiwa Reysol-JAP.

Novamente de volta ao Brasil, desta vez, Bentinho se aventurou no futebol carioca, onde ganhou seu único título com a camisa do Botafogo. Com 51 gols oficiais marcados em seus dois anos no clube, o atleta conquistou o Campeonato Carioca de 1997. Depois de rápidas passagens por Cruzeiro-MG e novamente Kashiwa Reysol-JAP, Bentinho voltou ao clube que o revelou.


Último gol pela Portuguesa - Já se aproximando do final de carreira, Bentinho voltou ao time lusitano para disputar o Campeonato Paulista de 2000, não demorando muito para ser um dos goleadores da equipe. Com 14 gols, o atacante liderou o time até a terceira fase do estadual, após boas campanhas nas etapas anteriores.

No dia 17 de maio de 2000, exatamente 20 anos atrás, Bentinho deixou a sua marca pela última vez com a camisa da Portuguesa. Em partida válida pela terceira fase, o adversário foi o São Paulo, que acabou derrotando o time lusitano pelo placar de 4 a 2, no Morumbi. O revés não foi suficiente para manchar a história do jogador, que marcou o último dos seus 75 gols pela Portuguesa.

Após se despedir do futebol nacional, Bentinho ainda teve passagens novamente pelo Japão, vestindo as camisas do Oita Trinita, Kawasaki Frontale e Avispa Fukuoka. O ídolo da Portuguesa se aposentou em 2004, deixando saudades aos torcedores que admiravam seu futebol versátil, veloz e habilidoso.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações