O Ituano campeão brasileiro da Série C de 2003

Com informações do site Edição dos Campeões
Foto: Revista Placar

O Ituano campeão da Série C em 2003

Neste 24 de maio de 2020, o Ituano Futebol Clube está completando 73 anos de fundação. Neste século, o Galo de Itu vem conquistando importantes títulos, como os paulistas de 2002 e 2014 e o tema deste artigo: o Campeonato Brasileiro da Série C de 2003.

A temporada do futebol brasileiro em 2003 foi marcada pela implantação dos pontos corridos na primeira divisão do campeonato nacional. Na contramão, a Série C se via novamente com regulamentos complexos. A reedição da regra que permitia a inscrição de qualquer clube filiado à CBF provocou um inchaço de 61 para 93 participantes. E no meio de tanta gente, o destaque veio mais uma vez do interior de São Paulo: o Ituano, que vivia um grande momento e vinha de um título paulista no ano anterior.

Dos 28 grupos na primeira fase, o Ituano ficou no 25, ao lado de Inter de Limeira e XV de Piracicaba. A estreia foi com derrota por 1 a 0 para o XV fora de casa. Nos dois jogos seguintes contra a Inter, vitória por 2 a 0 no Novelli Júnior e derrota por 3 a 0 em Limeira. Na rodada final, a vitória por 1 a 0 sobre o XV classificou o Galo de Itu na vice-liderança, com seis pontos.

A segunda fase foi disputada contra o União Barbarense. Na ida em Itu, vitória por 2 a 0. Na volta em Santa Barbára d'Oeste, derrota por 3 a 1 e classificação pelo gol marcado fora de casa. Na terceira fase, o time rubro-negro enfrentou o União Bandeirante, o qual eliminou com vitórias por 3 a 2 em casa e 1 a 0 fora.

Na quarta fase foi a vez de encarar o RS Futebol. O primeiro jogo no Novelli Júnior teve vitória por 3 a 1. O segundo jogo no interior gaúcho teve derrota pelo mesmo placar. Nos pênaltis, classificação paulista fazendo 4 a 3. E sabe quem o Ituano enfrentou nas quartas de final? O RS Futebol! Isto ocorreu porque a fase anterior foi composta por sete chaves, então o melhor eliminado ganhava uma vaga por índice técnico. E na reedição dos confrontos, derrota rubro-negra por 2 a 1 no Rio Grande do Sul e vitória por 3 a 1 em Itu.


No quadrangular final, o Ituano fez seu último estágio pelo acesso contra Santo André, Botafogo-PB e Campinense. O começo foi com vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo em casa. Depois, derrota por 1 a 0 para o Campinense fora. Nas duas partidas contra o Santo André, vitória por 2 a 1 no Novelli Júnior e empate por 0 a 0 fora de casa. Na penúltima rodada, a vitória por 1 a 0 sobre o Campinense em casa confirmou o acesso do Galo para a segunda divisão.

A disputa pelo título foi na rodada final, na Paraíba, contra o Botafogo no Almeidão. O jogo teve um show de gols e terminou com empate por 4 a 4. Os gols do Ituano foram marcados por Fernando Gaúcho, Izaias e Jabá (dois). O resultado já bastava para para que o time conquistasse a Série C de 2003. Na Série B, o clube ficou do ano seguinte até 2007, quando foi rebaixado e não conseguiu mais o retorno.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações