O início da retomada! O Botafogo campeão paulista da A3 de 2006

Com informações da FPF
Foto: Marcio Javaroni

O time do Botafogo que conquistou o título da A3 de 2020

O Botafogo de Ribeirão Preto é uma das equipes mais tradicionais do futebol paulista. Dono de diversos títulos estaduais, um título nacional e muitas campanhas de destaques, o clube de Ribeirão Preto pode se orgulhar de sua história e conquistas. 

Acostumado a disputar as principais divisões do futebol paulista, o clube, porém, já esteve na Série A3 em 2006. A experiência, porém, não foi traumática para a equipe, que se sagrou campeã e iniciou a recuperação do seu espaço no cenário.

Disputando a Série A3 pela primeira vez em sua história, o Botafogo conseguiu o acesso após boa campanha na primeira fase - vice-líder do grupo, com 34 pontos - e sendo melhor que Osvaldo Cruz, que também subiu, EC Osasco e São Bernardo FC na segunda fase. Líder, a equipe garantiu vaga na final contra o São José, que conquistou o acesso na outra chave junto com o XV de Jaú.


Com melhor campanha, o Botafogo teve o direito de fazer o jogo único em sua casa. Com o estádio Santa Cruz lotado e vibrante, a final foi muito equilibrada, justificando a presença das duas equipes na decisão. Precisando da vitória, o São José criou boas oportunidades, mas quem tirou o zero do placar foi justamente o Botafogo. O autor do tento que garantiu o título foi o zagueiro Pablo, que de cabeça, fez o único gol da partida aos 41 minutos do 1º tempo. 

Campanha - No regulamento da época, as 20 equipes participantes foram divididas em dois grupos com 10 times cada. As quatro primeiras colocadas se classificavam para a segunda fase, enquanto os dois piores clubes seriam rebaixados. O futuro campeão fez uma campanha consistente nessa primeira etapa do estadual, se classificando em 2º lugar no seu grupo, com a mesma pontuação da líder Ferroviária (34), que levou vantagem no saldo de gols (21 a 11).


Já na segunda fase, os 8 clubes classificados foram novamente divididos em dois grupos com 4 equipes cada. Os líderes de cada chave se classificavam para a final. Com 12 pontos após três vitórias e três empates, o time de Ribeirão Preto se habilitou para o confronto contra o São José

Sucesso nos últimos anos - Após garantir o título e o acesso, o Botafogo não foi mais rebaixado. A equipe ainda conseguiria o acesso para a elite em 2008, sendo Campeão do Interior em 2010 e se mantendo entre os principais clubes do estado até os dias atuais. Além dos acessos estaduais, a equipe de Ribeirão Preto foi campeã da Série D do Campeonato Brasileiro, em 2015, e conseguiu o acesso na Série C em 2018.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações