Com gol do artilheiro Evair, Palmeiras era bicampeão paulista há 26 anos

Foto: Arquivo / Palmeiras

O time do Palmeiras que foi campeão Paulista em 1994

Após encerrar um jejum de conquistas em 1993, o Palmeiras se consagrava bicampeão paulista no ano seguinte. No dia 12 de maio de 1994, precisamente há 26 anos, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo soltava o grito de “É campeão” com uma vitória simples diante do Santo André com gol do artilheiro Evair. Foi o primeiro bicampeonato alviverde após deixar o nome de Palestra Itália em 1942.

Diferente do ano anterior, o Campeonato Paulista de 1994 foi disputado por 16 clubes com formato de pontos corridos. O regulamento previa que as equipes se enfrentassem em turno e returno e o campeão seria o time com maior pontuação. Sendo assim, as 12 equipes mais bem classificadas no Módulo Verde de 1993 e as quatro melhores do Módulo Amarelo -Novorizontino, Ferroviária, América e Santo André- seriam os postulantes ao título daquele ano.

Com a manutenção da base campeã em 1993, o Palmeiras apostou em reforços internacionais para a temporada 1994. O clube alviverde trouxe o goleiro paraguaio Roberto “Gato” Fernandéz, pai de “Gatito” Fernandéz, atualmente no Botafogo, e o colombiano Rincón, ex-América de Cali-COL, para se juntar a Roberto Carlos, César Sampaio, Mazinho, Zinho, Edmundo, Edílson e Evair.

Ao longo da campanha, o Palmeiras colecionou grandes apresentações como as vitórias diante da Ponte Preta (5 a 0), Ituano (6 a 1), Portuguesa (4 a 0) e Bragantino (6 a 0), além de vencer o Santos (4 a 1) e o São Paulo, bicampeão mundial na época, por 3 a 2. Com uma campanha sólida, o time de Vanderlei Luxemburgo chegou à penúltima rodada, diante do Santo André, precisando de apenas um triunfo simples para ficar com a taça.


O jogo do título - Disputado no estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista, o confronto era de extrema importância para ambos os lados, já que o Palmeiras sonhava com a conquista do bicampeonato, enquanto os donos da casa lutavam contra o rebaixamento. Em um jogo tenso, Evair se aproveitou de cobrança de falta de Mazinho, tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, e fez de cabeça o gol do título alviverde.

Na última rodada, o Palmeiras ainda venceria o Corinthians, por 2 a 1, com gols de Edílson e Evair, principal goleador daquela edição com 23 gols. Vale lembrar que a vitória na época valia dois pontos e os palmeirenses terminaram a campanha com 47 dos 60 pontos possíveis, com 20 vitórias, sete empates e apenas três derrotas, anotando 63 tentos e sofrendo apenas 22.

Foi a primeira vez que o Palmeiras conquistou o bicampeonato paulista consecutivo após deixar o nome Palestra Itália, em 1942. Ainda em 1994, o Palmeiras também conquistaria o bicampeonato brasileiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações