A ascensão meteórica da Matonense na década de 90

Foto: arquivo Matonense

Da esquerda para a direita, a Matonense de 1997 tinha Du Peixe, Leonardo, Gilson, Marcos Bolacha, Zé Carlos, Claudio, Cerezzo, Paulo Sergio, Glelber, Juliano, Marcio, Wilson e Guaxe (em pé); Camilo, Adriano, Nelsinho, Marcelinho, Táxi, Fabricio, Silvinho, Beto Médici, Milton e Doutor Scarpellini (agachados)

A Sociedade Esportiva Matonense está completando 44 anos de fundação neste 24 de maio de 2020. Atualmente estando na Segunda Divisão Paulista, o último escalão do futebol do estado, onde quase não se inscreveu para a competição neste ano, entrando na última hora, a SEMA viveu grandes momentos em sua história, sendo o maior deles na década de 90, onde em uma ascensão meteória, conquistou três títulos seguidos e chegou à elite de São Paulo.

Esta história começa em 1994. Com a reformulação das divisões do futebol paulista para aquele ano, a Matonense sai do que seria a segunda divisão e cai para a quarta, chamada de Série B1-A. A equipe até brigou pelo acesso naquele ano, mas a quinta colocação não foi o suficiente para a SEMA ir para a A3 de 1995.


Mas no ano seguinte a história mudaria. No Campeonato Paulista da Série B1-A de 1995, a Matonense não daria chances aos seus adversários e conquistaria o título da competição. Porém, nem o torcedor mais otimista da equipe não imaginava que aquele seria a primeira das três taças seguidas.

A Série A3 de 1996 contava com 16 clubes. Os dois primeiros colocados de cada turno se credenciavam para a disputa do quadrangular final. Logo na primeira parte, a Matonense foi a segunda colocada, se garantindo na etapa decisiva. No quadrangular, contra Corinthians de Presidente Prudente, São Bento e Francana, a SEMA fez 10 pontos e, além do acesso, ficou com o título.

Em 1997, a Matonense chegava à Série A2. Com jogos transmitidos em rede nacional pela Bandeirantes, no domingo de manhã, nomes como Zé Carlos, Beto Médici e Táxi passaram a ser observados naquela equipe que jogava de azul e branco. A SEMA era a sensação da competição!


A equipe passou pelo Grupo 2 e, na fase final, enfrentou Ituano, Santo André e Novorizontino, todos times que já haviam passado pela elite do futebol do estado, sendo que o Ituano havia deixado escapar o acesso no anterior por pouco. Mas a sensação daquele campeonato conseguiu passar por rodo mundo e com 11 pontos ficou em primeiro no quadrangular, conquistando mais um acesso e título!

No ano seguinte, na elite do futebol paulista, a Matonense fez um papel interessante, tendo escapado de ir para o Torneio da Morte, na primeira fase, e na etapa com os grandes fez belos jogos, ficando em sétimo no geral. E assim foi a grande ascensão da SEMA no futebol paulista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações