Onde a bola ainda rola - Nicarágua

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Diriangen FC


Campeonato da Nicarágua continua, porém de portões fechados

O Coronavírus fez a bola parar de rolar praticamente no mundo inteiro. Mas, em quatro países ela continua rolando: Belarus, Tadjiquistão e Burundi e, é claro, a Nicarágua. Um contexto semelhante entre esses são tensões políticas, sendo dois deles regimes totalitários (Belarus e Tadjiquistão) e outro onde há uma guerra civil desde que o país se tornou independente, em tensões ainda persistentes da época em que a Europa repartiu a África ao seu gosto e ignorou completamente os conflitos tribais (Burundi). Na Nicarágua, o país basicamente pode ser classificado como uma ditadura, desde o golpe que colocou Daniel Ortega no poder, em meio a violentas opressões à manifestações, ainda que existam certas liberdades no país, estima-se que existam mais de 70 presos políticos por lá.

Num país com um estado forte e que controla parte dos times da liga nacional de futebol, é preciso entender que o esporte bretão se torna praticamente uma ferramenta de poder. Ortega vê no futebol uma oportunidade de mostrar uma estabilidade que não existe na Nicarágua, país ainda marcado pelas tensões relativas ao golpe que o levou ao poder. A liga, pelo menos, tomou a decisão de continuar de portões fechados, mesmo com os jogos acontecendo. O país centro-americano possuí, segundo o mapa do Google do Coronavírus, 11 casos confirmados, com 4 mortes.

Imagem

Jogadores do Diriangen são os únicos que abertamente se posicionaram contra a continuidade da competição, assim como o clube tomou esse posicionamento. Com a maioria da liga votando pela continuidade, os jogadores são obrigados a continuar em campo a contra-gosto, ainda que seja dito que não haverá problemas para atletas que decidam não continuar jogando. O costarriquenho Sebastian Barquero, por exemplo, voltou para seu país. A opinião pública em sua maioria é contrária a continuação da liga, segundo matéria veiculada no The Guardian. A opinião popular já não era muito boa sobre os jogadores da seleção após o silêncio durante o golpe de Ortega. 

Porém, a bola segue rolando, mesmo que  agora sob portões fechados e com alguns jogadores usando máscaras. Faltam duas rodadas para terminar a fase de classificação do torneio clausura. Atualmente, o Manágua, líder da competição, com 36 pontos, está a um ponto de se classificar direto para as semifinais. Campeão do Abertura, o Real Esteli e o Diriangen disputam a segunda vaga direta para as semifinais e estão com a mesma pontuação, ambos com 31 pontos ganhos. O artilheiro da competição até aqui é o mexicanoVillalpando, com 10 gols. Atualmente, o Diriangen  enfrentaria o Juventus Manágua e o Walter Ferreti enfrentaria o Municipal de Jalapa nos jogos dos playoffs preliminares das semifinais do campeonato.

Classificação atual do Campeonato da Nicarágua (Foto: Reprodução/Soccerway)

Para que se entenda melhor, a Primera División da Nicarágua funciona da seguinte forma. Numa temporada que segue o calendário europeu, há os torneios Abertura e Clausura. Em ambos, os 10 times se enfrentam em turno e returno, com os dois primeiros se classificando direto as semifinais do torneio correspondente e os times que ficam entre o terceiro e o sexto lugar disputando confrontos eliminatórios para definir outros dois semifinalistas, enfrentando-se o 3º e o 6º e o 4º e o 5º colocados em jogo único. Depois disso, ocorrem as semifinais e a final dos torneios. Se houverem campeões diferentes, o campeão do Abertura e o campeão do Clausura se enfrentam na final do campeonato.

A 17ª rodada está marcada para o meio de semana, no dia 15 de Abril. Todos os jogos ocorrem na quarta-feira. O Walter Ferreti pega o Deportivo Las Sabanas em casa, o Juventus Manágua recebe o Deportivo Ocotal, o Real Esteli recebe o Diriángen. Rival do Juventus, o Manágua enfrenta o Municipal Jalapa e por fim o Real Madriz recebe o Chinandega. Por enquanto, a rodada está confirmada, enquanto seguimos aguardando outra definição. Todos os jogos ocorrem de portões fechados. É possível acompanhar os jogos do torneio através do Youtube, no canal da Liga Primera.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações