O primeiro gol da carreira de Pepe

Por Luiz Minici / FPF

Pepe fez 403 gols com a camisa do Santos

A maioria dos amantes do futebol está ciente de que Pelé é o maior artilheiro da história do Santos Futebol Clube. Mas após o “Rei do Futebol”, quem lidera a contagem de maiores goleadores santistas? Pepe, lendário ponta-esquerda, é o segundo da lista alvinegra e o primeiro de seus 403 gols pelo clube foi marcado no dia 13 de abril de 1955, há exatos 65 anos, em um empate do Santos, com o Palmeiras, em 4 a 4, no Pacaembu, pelo Rio-São Paulo daquele ano.

Com 403 gols, Pepe é o segundo maior artilheiro da história do Santos, atrás apenas de Pelé. Tais números sempre foram motivo de alegria para José Macia, o Pepe. “Eu sou o maior artilheiro da história do Santos, porque o Rei não conta, ele é de outro mundo”, disse o ex-jogador ao site oficial do Santos.


Mas quando foi o primeiro gol oficial de Pepe pelo clube? Em 1955, na disputa do Torneio Rio-São Paulo, o ex-ponta abriu o placar no estádio do Pacaembu, em São Paulo, no “Clássico da Saudade”, diante do Palmeiras. Foi o início de uma trajetória alegre para os torcedores do Santos.

Naquela oportunidade, o campeão do Torneio Rio-São Paulo foi a Portuguesa, que venceu justamente o Palmeiras, vítima do primeiro gol de Pepe pelo Santos. A competição era disputada por pontos corridos e os dois finalistas tiveram que disputar dois jogos extras. Os lusitanos venceram o segundo confronto, por 2 a 0, ficando com a taça após empate por 2 a 2 no embate inicial. O Santos, de Pepe, terminou na quinta posição, com 10 pontos.


Ao todo, o ex-jogador defendeu a camisa do Santos por 741 vezes, no período de 1954 a 1969. Em sua carreira, coleciona a marca de ser o maior vencedor da história do Campeonato Paulista, com 13 títulos, sendo 11 como jogador do Santos, um como técnico do Santos e outro como técnico da Inter de Limeira.

Pela Seleção Brasileira, Pepe esteve nos elencos dos títulos das Copas do Mundo de 1958 e 1962, mas não atuou por conta de lesões sofridas antes dos dois mundiais.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações