O primeiro gol de Viola com a camisa do Santos

Foto: reprodução ESPN Brasil
Com informações da FPF

Viola fez o primeiro gol pelo Santos em uma vitória sobre a Portuguesa

Se você chegar em uma roda de futebol e falar o nome Paulo Sérgio Rosa, provavelmente a maioria não irá saber quem é, mas se o chamar pelo apelido de Viola, certamente todos irão reverenciar um dos atacantes mais folclóricos do futebol brasileiro.

E há exatos 22 anos, o ex-jogador, que marcou época com a camisa do Corinthians, balançava as redes vestindo a camisa de outro alvinegro paulista, o Santos, pela primeira vez na carreira. O fato aconteceu no dia 11 de abril de 1998, pelo Campeonato Paulista, na vitória por 3 a 2 diante da Portuguesa.


Revelado no “terrão”, Viola surgiu com enorme potencial representando as cores do Corinthians. Com muita força física e precisão no pé esquerdo, o ex-centroavante ascendeu ao profissional em 1988, ano que ajudou o time de Parque São Jorge a conquistar o título paulista. Entre 1988 a 1995, Viola ainda defendeu o São José e Olímpia, mas sempre emprestado pelo Alvinegro Paulista. Em seu último ano antes de ir ao Valência, ajudou o clube a conquistar a Copa do Brasil, de 1995.

Após um curto período em solo espanhol, retornou ao Brasil e atuou pelo Palmeiras, em 1996 e 1997 até migrar para o Santos. Pelo clube da Baixada Santista, conquistou a Copa Conmebol em 1998, equivalente a Sul-Americana atualmente, além da premiação de artilheiro do Brasileirão no mesmo ano, ao anotar 21 gols.


Do Santos, se transferiu para o Vasco, onde venceu a Copa Mercosul, mesmo formato da atual Copa Sul-Americana. Dois anos depois, retornou ao Santos em 2001, quando marcou 12 gols em 24 jogos.

Após deixar a Vila Belmiro, Viola rodou. Seu primeiro destino foi a Turquia, para defender Gaziantepspor. Depois voltou ao seu país de origem e atuou por Guarani, Bahia, Juventus, entre outros clubes. O final de sua carreira aconteceu no futebol paulista. Em suas últimas três temporadas, vestiu as camisas do Grêmio Osasco, Tanabi, Portuguesa e Taboão da Serra, sua última equipe.

Primeiro gol - Já consolidado como tetracampeão mundial com a Seleção Brasileiro em 1994, nos Estados Unidos, Viola chegou ao Santos com status de artilheiro. O seu primeiro gol aconteceu no dia 11 de abril de 1998, no confronto pelo Campeonato Paulista, diante da Portuguesa. O time de Vila Belmiro fez valer o fator campo e venceu por 3 a 2.


Além de Viola, o Santos ainda tinha Zetti e Muller, atletas que também fizeram parte do grupo campeão com a Seleção Brasileira. Outros jogadores como Anderson Lima, Argel, Claudiomiro, Narciso e Lúcio também marcaram época com a camisa alvinegra. O comandante era Leão, que viria a ser o técnico do Campeonato Brasileiro em 2002, na geração Robinho e Diego.

Do outro lado, o técnico Candinho contava com a forte dupla ofensiva formada por Leandro, cria da base lusitana, e o experiente Evair, que no ano seguinte conquistaria a Taça Libertadores da América pelo Palmeiras.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações