A boa passagem de Lima pela Roma

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Lima jogou três anos na Loba

Francisco Govinho Lima, conhecido como Lima, foi enquanto jogador um volante de qualidade que passou por diversas equipes brasileiras e europeias. Depois de passar um tempo na Turquia e uma boa temporada no Bologna, o já experiente volante chamou a atenção da Roma, que o contratou em 2001, com um contrato de três anos, logo depois de conquistar o título italiano da temporada 2000/2001. O ex-volante completa 49 anos neste 17 de abril de 2020.

Chegou a Roma para tentar ajudar o time da capital da Itália à manter o padrão de conquistas do ano anterior. Veio a Loba como o sexto brasileiro a chegar ao clube naquele momento. Os Giallorrossi já contavam com Aldair, Antônio Carlos, Cafu, Marcos Assunção e Emerson. Na equipe, o titular entre os volantes naquele momento era Marcos Assunção, que fazia muitas vezes dupla com Tommasi.

Lima foi reserva durante a Supercopa Italiana, quando a Loba conquistou o título diante da Fiorentina, naquela que seria sua única conquista pela equipe da capital. Jogaria um total de 42 jogos naquela primeira temporada com a equipe, ajudando no vice-campeonato da Série A, competição que os romanistas perderam para a Juventus de Turim, numa emocionante disputa que ainda envolveu a Inter, que perdeu o título na última rodada para a Juve, após derrota para a Lazio, no Olimpico.

Seguiu como titular na temporada 2002/2003, onde fez mais 44 jogos pela equipe, assim como em 2003/2004. Encerrou aquela temporada com um total de 131 jogos com a camisa romanista, em três anos no clube, mas acabou fechando seu ciclo, mesmo com a titularidade. Não fez nenhum gol pela Roma, não sendo essa muito a sua função, já que terminou a carreira com  pouquíssimos gols. Aos 33 anos, deixou a Lupa e foi jogar em Moscou, no Lokomotiv.


Lima jogou até 2016, com 45 anos, quando se aposentou no Fast Club, após a disputa da Copa Verde. No ano seguinte, começou a jogar pela Roma Legends, participando inclusive de uma partida contra o Real Madrid Legends. Tem certa idolatria pelos torcedores gialorrossi, mas não conseguiu entrar ainda no Hall da Fama da Roma, muito disso devido a ausência de títulos maiores pelo clube, já que esteve em um período de entressafra, mesmo ganhando o respeito e admiração da torcida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações