O Coritiba hexacampeão do Paranaense

Com informações do site oficial do Coritiba
Foto: divulgação Coritiba

O elenco do Coritiba campeão estadual de 1976, que conquistou o hexa paranaense

Em 23 de março de 1977, o Coritiba alcançava uma marca histórica, igualando o Britânia da década de 20. Com um empate sem gols diante do Colorado, o time coxa-branca que contava com figuras históricas, como Jairo, Hermes e Aladim conquistou o hexacampeonato do futebol paranaense. O detalhe é que após o feito realizado na década de 70 não foi repetido por nenhum clube após o título do Coxa de 76, com a decisão já no ano seguinte. Foi a única vez que isto aconteceu na era profissional.

Como aconteceu em uma série de campeonatos estaduais antigos, o estadual de 76 acabou sendo decidido em 77. Soberano nos dois primeiros turnos, o Coxa foi para o quadrangular com dois pontos extras de vantagem sobre Atlético-PR, Colorado e Londrina.

Um desentendimento entre os quatro clubes finalistas fez com que o jogo decisivo do campeonato acontecesse em 23 de março de 1977. Precisando de apenas um empate, o Coxa segurou o 0x0, ficando com o hexampeonato estadual, em partida realizada no Estádio Couto Pereira, para mais de 20 mil pessoas.

O título fez com que o Verdão deixasse marcada de maneira especial a temporada de 1976, que até então havia sido de certa forma dolorosa, com a morte de Antônio Couto Pereira e a aposentadoria de Dirceu Krüger, um dos maiores ídolos do clube.

O Coxa entrou em campo na decisão de 77 com: Sérgio (Jairo), Hermes, Vicente (Adaílton), Luis Carlos (Oberdan) e Zé Carlos (Humberto); Alfredo (Nenê) e Paulinho (Osmarzinho); Wilton, Eli, Adilson (Luisinho) e Aladim.


O primeiro título no Estádio Major Antônio Couto Pereira - Presidente que não mediu esforços para que o clube adquirisse a área do estádio coxa-branca, Antônio Couto Pereira faleceu em dezembro de 1976. Rapidamente, o clube alterou a mudança de nome do estádio, que de até então se chamava Belfort Duarte.

A partir de março, a casa coxa-branca passou a se chamar Estádio Major Antônio Couto Pereira. Bastaram apenas cinco jogos oficiais, exatos 23 dias, para que o Verdão comemorasse seu primeiro título com o novo nome.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações