A passagem de Mário Tilico pelo Cádiz

Por Lucas Paes

Tilico jogou pelo Cádiz em 1992

Mário Tilico, que atualmente tenta carreira como treinador, foi como jogador um bom ponta que o futebol brasileiro produziu nos anos 1980. Completando 55 anos neste dia 23, foi formado nas categorias de base do Vasco da Gama, onde conquistou diversos títulos, mas não conseguiu jogar muitos jogos. Acabou estourando no Náutico e depois passando por Cruzeiro e São Paulo antes de chegar ao Cádiz, da Espanha.

Chegou a Espanha depois de frustração na passagem pelo São Paulo, onde foi campeão paulista e campeão brasileiro, mas pouco conseguiu jogar. Na campanha do título nacional de 1991, fez o único gol das finais da competição, no primeiro jogo. Aquele Brasileirão foi no primeiro semestre, então no segundo ele acabou jogando no Cruzeiro, por empréstimo, sendo decisivo na campanha do título da Supercopa Libertadores. Depois disso, achou que seria titular do São Paulo, mas se desentendeu com Telê Santana e acabou chegando a Espanha, emprestado ao Cádiz.

A espetacular atuação de Tilico diante do Olviedo

No Cadiz, jogou apenas a metade final da temporada, mas fez partidas muito boas pelo Submarino. Pela Liga Espanhola, foram 15 jogos e oito gols. No total, 17 jogos e 9 gols pela equipe da Espanha. Tilico foi o grande destaque de um time que brigou o tempo inteiro contra o descenso na La Liga. O Cádiz terminou a competição na 18ª colocação, que garantiu uma vaga para o playoff do rebaixamento, ao invés do rebaixamento direto.

Tilico ajudou em dois triunfos que acabaram sendo essenciais para salvar o Cádiz naquela temporada. Foram dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Real Oviedo e o gol da vitória diante do Athletic Bilbao, que distante dos seus melhores dias, terminou pouquíssimos pontos acima do próprio Cádiz na competição. Mesmo sem a vitória, marcou dois gols importantes no empate contra o Osasuna. Também marcou contra o Atlético de Madrid, mas o jogo terminou 5 a 1 para os Colchoneros.

Imagem

Acabou deixando o Cádiz ao fim daquela temporada, quando passou a jogar pelo Atlético Marbella, da segunda divisão. Ainda passaria pelo Atlético de Madrid antes de voltar ao Brasil, para jogar no Fluminense. Jogou até 2001, quando decidiu se aposentar. Hoje, Tilico tenta a carreira de treinador. Apesar da curta passagem, a torcida do Cádiz lembra com carinho do brasuca, que foi o grande destaque da salvação do time na meia temporada em que esteve lá.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações