Vasco 9 x 0 Tuna Luso - Em 1984, a segunda maior goleada do Brasileirão

Por Lucas Paes
Foto: Revista Placar

Arthurzinho foi o grande destaque da partida

Em um dia 19 de fevereiro, como esta quarta-feira, porém no ano de 1984, o Vasco da Gama, de Dinamite e cia. aplicava a segunda maior goleada da história do Campeonato Brasileiro, vencendo o Tuna Luso por 9 a 0 em São Januário, no Rio de Janeiro, em um dia em que o artilheiro e ídolo vascaíno sequer jogou. O Vasco ainda seria vice-campeão naquele Brasileirão, onde o time mostrou um bom futebol, principalmente durante as fases mais agudas. O alvinegro, curiosamente, era dirigido por Edu Coimbra, irmão de Zico, quase divindade flamenguista.

O duelo era o sétimo dos oito jogos do Vasco na primeira fase do Brasileirão de 1984. O Cruzmaltino tinha vencido até então três jogos do grupo que envolvia o São Paulo, a Tuna Luso, o Nacional do Amazonas e o Fortaleza. Aquela vitória ajudou a classificar o Vasco, que penou um pouco na primeira fase, já que ainda perderia para São Paulo e para o Fortaleza. 


Depois de empatar com o time paraense fora de casa, o Vasco partiu para cima em São Januário. Logo aos cinco minutos, Edvaldo avançou e cruzou para Arthurzinho marcar o primeiro. Um ainda jovem Geovanni ampliou o marcador aos 22', de pênalti. O terceiro gol, sete minutos depois, foi um verdadeiro golaço, com Jussiê levantando para Ayrton pegar de primeira, no ar, e ampliar a vantagem do Vasco. Outro golaço foi o quarto, uma pintura de Arthur, aos 40 minutos, onde ele driblou o zagueiro e tirou do goleirão Ocimar para marcar.

Na etapa complementar, o Vasco continuou indo a forra. Aos 4', Arthurzinho robou a bola de Quaresma, saiu na cara de Ocimar e tocou de cavadinha para marcar o quinto. O sexto veio pouco depois, com Geovanni cavando para Marcelo cortar o zagueiro e marcar outro belo gol. Logo em seguida, Arthurzinho lançou e Marcelo marcou outro. Por sinal, há 15 minutos do fim do jogo, Marcelo ainda marcou mais um. O último gol foi outra pintura de Arthurzinho, no que foi o último lance da partida.

Gols da partida

Destaque da partida, Arthurzinho terminaria aquele Brasileirão com 14 gols no total, atrás apenas do monstro Roberto Dinamite na artilharia. Ainda passaria por outros grandes ao longo da carreira, como Corinthians, Botafogo e Fluminense, onde encerrou a carreira. O Vasco, como já dito, avançou até a final, onde acabou derrotado pelo Fluminense. O Tuna Luso acabou eliminado na primeira fase.

Esta acabou se tornando a segunda maior goleada da história do Campeonato Brasileiro. A maior delas aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1983, no dia 9 de fevereiro daquele ano, quando o Corinthians venceu o Tiradentes do Piauí pelo placar de 10 a 1, de virada.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Colabore

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações