As sedes e a grandiosidade da Euro 2020



A Euro 2020, que começa em 12 de junho, já está com os seus últimos preparativos. Como será a maior edição do torneio, com 12 sedes em 12 países diferentes, esta será uma competição diferente, como nunca foi vista antes no mundo inteiro.

Com isto, o Calendário Euro 2021 vai se estender por um mês, indo até 12 julho, quando será a final no Estádio Wembley, em Londres. Além da capital do Reino Unido, mais 11 cidades receberão o evento: Munique (Alemanha), Roma (Itália), Baku (Arzebaijão), São Petersburgo (Rússia), Bucareste (Romênia), Amsterdã (Holanda), Dublin (Irlanda), Bibau (Espanha), Budapeste (Hungria), Glasgow (Escócia) e Copenhagen (Dinamarca).

Todas as cidades irão receber três partidas da fase de grupos, mais uma partida eliminatória; a excepção será Londres, que receberá também as finais.

Fase de grupos, oitavos-de-final, meias-finais e final: Londres (Inglaterra).

Fase de grupos e quartos-de-final: Munique (Alemanha), Baku (Azerbaijão), São Petersburgo (Rússia), Roma (Itália).

Fase de grupos e oitavos-de-final: Copenhaga (Dinamarca), Bucareste (Roménia), Amesterdão (Países Baixos), Dublin (Irlanda), Bilbau (Espanha), Budapeste (Hungria), Glasgow (Escócia).

As sedes foram divididas em seis pares, estabelecidas com base na força desportiva de cada uma (supondo que os anfitriões de cada sede avancem de fase), em considerações geográficas e restrições de segurança e política. Os pares foram alocados através de um sorteio em dezembro de 2017. Cada seleção de um país anfitrião jogará pelo menos duas partidas em casa. Os pares de grupos ficaram definidos:
  • Grupo A: Roma (Itália) e Baku (Azerbaijão)
  • Grupo B: São Petersburgo (Rússia) e Copenhaga (Dinamarca)
  • Grupo C: Amesterdão (Países Baixos) e Bucareste (Roménia)
  • Grupo D: Londres (Inglaterra) e Glasgow (Escócia)
  • Grupo E: Bilbau (Espanha) e Dublin (Irlanda)
  • Grupo F: Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria)

Esta grandiosidade toda irá receber 24 seleções do continente, sendo que 20 seleções já estão garantidas e outras quatro ainda se classificarão pela repescagem, onde terão oito times brigando pelas vagas.

Seleções já classificadas: Bélgica, Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Ucrânia, França, Polônia, Suíça, Croácia, Países Baixos, Rússia, Portugal, Turquia, Dinamarca, Áustria, Suécia, Tchéquia, País de Gales e Finlândia. Contra estas seleções, ainda poderão entrar, pela repescagem, mais quatro times.

Escolha das sedes - Enquanto alguns países já manifestavam interesse em sediar a competição, em 30 de Junho de 2012, em uma conferência de imprensa um dia antes da final do Euro de 2012, o então presidente da UEFA Michel Platini afirmou que esta edição do Euro seria disputada em cidades de diferentes países europeus, em comemoração ao aniversário de sessenta anos da competição.]

Em 6 de dezembro de 2012, a UEFA anunciou que a edição de 2020 será realizada em diversas cidades da Europa, para marcar o sexagésimo aniversário do torneio. UEFA afirmou que esta decisão foi tomada também pela crise económica que afecta diversos países europeus, inviabilizando a realização do torneio em apenas um país. Os críticos citaram o aumento do número de equipas como factor decisivo para esta decisão, já que um maior número de equipes faz com que tenha um maior número de partidas, consequentemente um maior gasto para o país sede.

Com tudo isto, agora é escolher a sua seleção e torcer para uma boa competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações