Zetti no Toledo, do Paraná, em 1983

Foto: arquivo pessoal

Zetti em ação pelo Toledo, em 1983

Um dos melhores goleiros do Brasil na década de 1990, Armelindo Donizetti Quagliato, o Zetti, está completando 55 anos neste 10 de janeiro de 2020. Conhecido pelas passagens por Palmeiras, São Paulo (onde se tornou ídolo) Santos e Seleção Brasileira, ele teve defendeu o Toledo, do Paraná, em 1983, emprestado pelo Verdão.

Nascido em Porto Feliz, Zetti começou no futebol no Capivariano, onde já dava mostras que seria um grande goleiro. De lá, foi para o Guarani e chamou a atenção do Palmeiras, que o contratou em 1983, quando tinha 17 anos. Vendo um grande futuro no goleiro, o Alviverde resolveu emprestá-lo para adquirir experiência. E foi quando ele foi parar no Toledo.

Mesmo sendo novo, Zetti mostrou muita categoria e logo virou titular no time que disputava a divisão principal do estado. O Toledo alternou bons e ruins momentos na competição. No turno inicial, por exemplo, ficou em penúltimo. Porém, com o sistema de repescagens e outras etapas, chegou a ficar em quarto em uma das fase, que contava com os grandes, e, ao final, foi oitavo colocado.


Porém, um dos maiores destaques do Toledo foi Zetti. Seu excelente desempenho garantiu um lugar na seleção de juniores do Paraná, que venceu o campeonato brasileiro daquele ano. Zetti foi considerado o melhor goleiro do estado e ainda guarda o troféu Corujinha de Ouro, com o qual foi premiado na ocasião.

Zetti voltou ao Palmeiras em 84, mas infelizmente não teve a oportunidade de jogar pelo time. Até que no ano seguinte foi emprestado novamente, dessa vez ao Londrina. Quando voltou ao Verdão, em 1986, ganhou espaço e se tornou titular. Mas uma fratura na perna o fez perder espaço. Foi para o São Paulo, onde virou ídolo e o resto da história fica para uma outra oportunidade.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações