10 grandes jogos em 2019

Por Lucas Paes
Foto: Flavio Hopp

Briosa e XV fizeram partida eletrizante no Ulrico Mursa

O ano de 2019 foi um celeiro de jogos bons. Reações, viradas, partidas eletrizantes, indo desde a Segunda Divisão do Paulista até o mais alto nivel da Liga dos Campeões. Como em todos os anos, o Curioso do Futebol traz os 10 melhores jogos de 2019.

10 - Santos 3 x 3 Fortaleza - 25 de Agosto - Vila Belmiro - Brasileirão

Os melhores momentos do jogo

Na época ainda disputando a liderança do Brasileirão, o Santos enfrentou o Fortaleza na Vila Belmiro lotada e começou com tudo. Logo de cara, Marinho botou o Peixe na frente, em linda jogada coletiva da equipe de Sampaoli. O segundo veio com Jorge, aproveitando sobra de uma cobrança de escanteio. Sasha marcou o terceiro de um jogo que parecia que terminaria com passeio alvinegro. No segundo tempo, porém, o Tricolor reagiu. Wellington Paulista diminuiu de pênalti, bem observado pelo VAR. O próprio Wellignton marcou o segundo do Fortaleza. Pouco depois, Jean Mota perdeu chance cristalina. O futebol não tolera desaforo, e Tinga deixou tudo igual, no jogo que praticamente matou as pretensões de título do Santos.

9 - Flamengo 2 x 1 River Plate - 23 de Novembro - Monumental de Lima - Libertadores

Os gols da virada Flamenguista

A final da Libertadores de 2019 foi um verdadeiro teste para cardíaco, como gosta de dizer Galvão Bueno. Num verdadeiro balde de água-fria, o River Plate abriu o placar com Borré, aos 14 minutos. O River Plate teve diversas chances para ampliar o placar, num jogo em que o Flamengo parecia perdido. Quando criava, porém, o rubro-negro causava perigo, como Éverton Ribeiro quase empatando o jogo. Quando tudo caminhava para mais uma conquista do River, Gabigol empatou o jogo aos 44 minutos, após linda jogada individual de Bruno Henrique e passe de Arrascaeta. Numa das ironias do destino, nos acréscimos, Diego lançou e Pinola, que fazia um partidaço, acabou dando uma assistência para Gabigol marcar o gol do segundo título do Mengão.

8 - Botafogo 2 x 3 Bragantino - 8 de Novembro - Estádio Santa Cruz - Brasileirão Série B

Os gols de Botafogo e Bragantino

O Bragantino, depois da parceria (que vai virar compra) com a Red Bull, fez espetacular campanha na Série B de 2019. Num dos melhores jogos do Leão no campeonato, a equipe fez um partidaço diante do Botafogo de Ribeirão Preto, fora de casa. Edimar botou o Braga na frente, de pênalti, logo aos 5 minutos. Riler ampliou o placar, com um golaço, aos 20' do segundo tempo. Murilo Henrique diminuiu aos 30' e Bruno José empatou aos 46', mas Thiago Ribeiro marcou aos 49' e definiu a vitória do Massa Bruta, que acabaria campeão da Série B.

7 - XV de Piracicaba 2 x 2 Inter de Limeira 4x3 Inter nos pênaltis - 21 de Abril - Barão de Serra Negra - Paulistão Série A-2

Gols, melhores momentos e os pênaltis do clássico entre Inter e XV

Em um eletrizante duelo valendo acesso no Paulistão da A2, XV de Piracicaba e Inter de Limeira fizeram um clássico que colocaria um dos dois na Série A1 de 2020. Num Barão de Serra Negra lotado, Alemão botou o XV na frente aos 14 minutos. O duelo tinha chances para os dois lados e Jean Pablo acabou empatando para a Inter aos 30 minutos, mas pouco tempo depois, Cadu Barone botou o Nhô Quim de novo na frente. Quando o acesso parecia certo, aos 46' do segundo tempo, Elvis pegou o rebote e mandou para as redes. Nos pênaltis, a Inter contou com heroísmo de Rafael Pin para conquistar o acesso, calando o Barão lotado.

6 - Liverpool 4 x 3 Red Bull Salzburg - 2 de outubro - Anfield Road - Liga dos Campeões 

Bastidores e melhores momentos do jogão em Anfield

Já sendo uma equipe forte na temporada 2018/2019, onde foi campeão europeu, o Liverpool pareceu melhorar nessa temporada e vive momento iluminado, porém quase foi parado em sua fortaleza pelo forte time do Red Bull Salzburg. Pelo começo de jogo, parecia que seria um passeio dos Reds. Mané abriu o placar logo aos 9 minutos, Robertson ampliou aos 25' e Salah ampliou aos 36'. Ainda no primeiro tempo, porém, Hwang Hee Chan diminuiu. Na segunda etapa, o Red Bull voltou engolindo os Reds e Minamino, aos 11' e a sensação Haland, quatro minutos depois, empataram. O time austriaco chegou a ter chances de virar o jogo, mas foi o egípcio Salah que tirou os Reds do sufoco e deu a vitória aos ingleses.  

5 - Ajax 2 x 3 Tottenham - 8 de maio - Amsterdam Arena - Liga dos Campeões

Os gols da virada do Tottenham

A partida da vida de Lucas Moura na Europa é o quinto lugar da lista. Enfrentando a justíssima sensação da temporada, na semifinal e com uma desvantagem na conta, o Tottenham foi a Amsterdam Arena e mal teve tempo de respirar antes de tomar dois a zero, primeiro com De Ligt e depois com Ziyech. Os holandeses desperdiçaram chances, muitas chances antes de começar o desfile de Lucas Moura, que empatou o jogo em questão de 4 minutos, no segundo tempo, com um dos gols sendo um golaço. Quando parecia que a vaga na final iria para o Ajax, o brasileiro marcou mais um e calou a torcida do Ajax. Até hoje este que vos escreve não consegue entender como Lucas não foi titular na final, já que o Tottenham só chegou lá graças ao brasuca.


4 - Liverpool 5 x 5 Arsenal - 5x4 Liverpool nos pênaltis - 30 de Outubro - Anfield Road - Carabao Cup

Outra vez, bastidores e melhores momentos do duelo

Uma das maiores surpresas na lista foi uma das maiores partidas do ano de maneira inesperada. Para quem acompanha o dia a dia do Liverpool, percebe que Klopp fez um "esforço" enorme para ser eliminado da Copa da Liga Inglesa. No duelo contra o Arsenal, com o time reserva, os Reds ainda saíram na frente com um gol contra de Mustafi. Porém, numa bela reação, Torreira empatou e Gabriel Martinelli marcou duas vezes. Milner diminuiu de pênalti, tudo isso na primeira etapa. Na segunda etapa, Maitland-Niles fez o quarto do Arsenal. Chamberlain marcou o terceiro do Liverpool e Origi, uma quase divindade dos momentos decisivos vestindo vermelho, empatou. Já na metade da etapa final, Willock fez o quinto do Arsenal. Quando parecia que alguém finalmente tiraria a invecibilidade de anos dos Reds em Anfield, nos acréscimos, Origi, sempre ele, deixou tudo igual. Nos pênaltis, deu Liverpool, 5x4, para "tristeza" de Klopp.

3 - Paulista 3 x 3 Marilia - 2 de Novembro - Jaime Cintra - Paulista Segunda Divisão

Reportagem sobre a decisão da Bezinha

Outra vez, a Bezinha traz um dos melhores jogos do ano. A final entre Marília e Paulista, no Jaime Cintra, foi eletrizante. Jean Paulo fez o primeiro, de cabeça, para o Galo de Jundiaí. Brunão empata pra o MAC. Matheus Moraes faz o segundo do time da casa, mas Breno empata de novo. Guerreiro, o Marília vira com Dener. Quando parecia que o título iria para Marília, Ian bate falta e João Paulo faz seu segundo no jogo, aos 43 minutos do segundo tempo, e define o título para o Paulista de Jundiaí, que venceu a taça por ter a melhor campanha ao longo da competição.

2 - Flamengo 4 x 4 Vasco - 13 de novembro - Maracanã - Brasileirão

Os gols do duelo no Maracanã

O Flamengo de Jorge Jesus foi um dos melhores times da década no Brasil. Voando e com chance até de título antecipado, o rubro-negro fez o clássico contra o Vasco de Luxemburgo, motivado para tirar pontos do rival. O jogo começou com tudo, com Éverton Ribeiro abrindo o placar aos 38 segundos. Marrone empatou, aos 33 minutos. Dois minutos depois, Pikachu virou o jogo, de pênalti. No apagar das luzes do primeiro tempo, o Flamengo empatou graças a um gol contra de Danilo, após cruzamento de Rafinha. Na segunda etapa, aos 6', Marcos Júnior fez o terceiro do Vasco. Aos 18', porém, Bruno Henrique empatou de novo para o rubro-negro. Aos 34', Bruno Henrique fez o quarto gol do Flamengo. Nos acréscimos, Ribamar fez o gol de empate do Vasco, que merecia até ter vencido pelo que fez durante o jogo. 

1 - Briosa 4 x 3 XV de Piracicaba - 13 de fevereiro - Ulrico Mursa - Paulista Série A2 

Os gols do jogo entre Briosa e XV

A Briosa fez brilhante campanha na primeira fase da Série A2 de 2019, antes de cair diante da Inter de Limeira. Os rubro-verdes protagonizaram junto ao XV de Novembro um jogo para campeonato nenhum, no mundo, botar defeito. Num jogo que começou truncado e "começou a fluir" depois de uma confusão generalizada aos 13 minutos, Wesley abriu o placar aos 34 minutos. Na segunda etapa, Carlos Alberto ampliou aos 6', mas ai começou a reação do XV. Ronaldo fez o primeiro dos alvinegros. Aos 30', Ronaldo, de novo, deixou tudo igual. Quatro minutos depois, Douglas virou o jogo para o Nhô Quim. Parecia que a vitória iria para o interior, mas só parecia, pois aos 44', Diego Palinha marcou um golaço para empatar o jogo. Logo depois, Rodriguinho teve gol anulado, mas a Briosa não desistiu e Daniel Bueno fez o gol da vitória rubro-verde. Uma vitória digna de ser o melhor jogo do ano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações