Walter Dias - Ícone do cronismo esportivo da Baixada Santista

Por Victor de Andrade
Fotos: arquivo pessoal

Mesmo 83 anos, Walter Dias segue na ativa

Está completando 83 anos neste 7 de outubro de 2019 o grande cronista esportivo Walter Dias. Sendo atualmente a voz do Estádio Ulrico Mursa, a 'casa' da Portuguesa Santista, e um dos membros da equipe do Radar Esportivo, foi através de suas locuções e informações que a Baixada Santista, através das rádios e televisões nas quais ele trabalhou e atua ainda durante a carreira, ficou sabendo dos grandes feitos de seus times.

Na Rádio Cacique, na década de 60, marcou época. Através de sua grande voz, narrou o título da Portuguesa Santista no Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1964, no qual a final, contra a Ponte Preta, em Campinas, foi realizada em 1965. Seu grito no gol de Samarone, no Moisés Lucarelli, é histórico.

Trabalhando na beira do campo

Mas também com o Santos, Walter Dias deixou sua marca. Uma das narrações mais icônicas do grande cronista foi em 1969, no Maracanã, em um jogo contra o Vasco, quando Pelé marcou, de pênalti, no goleiro Andrada, o milésimo gol de sua carreira. Vale lembrar que ele também dez parte da Equipe Fórmula 1 da Rádio Atlântica, uma das maiores da história do rádio santista.

Além de narrar como poucos, Walter Dias também criou bordões famosos, programas e lançou diversos profissionais no rádio. Este mesmo que vos escreve já teve portas abertas por este grandioso cronista. Aliás, algo que até hoje me deixa lisonjeado e emocionado foi ter sido homenageado pelo mesmo na Festa dos Veteranos da Portuguesa Santista em 2016, ano em que a equipe foi campeã e eu pude acompanhar todos os passos do título.

Entrevistando Pelé

Mas o que faz Walter Dias ser impressionante é que atualmente, mesmo completando 83 anos nesta data, ele corre atrás da notícia de forma sagaz, algo que deveria ser feito por qualquer profissional da área, principalmente quem está começando. No WO do Figueirense contra o Santos, pelo Brasileiro de Aspirantes, pouco tempo atrás, foi muito legal vê-lo tentando correr atrás de informações, como se fosse um "foca" de 20 e poucos anos, querendo mostrar serviço.

É por tudo isto que faço esta homenagem ao grande profissional, que chamo de mestre. Tenho muito orgulho de ter sua amizade, carinho e seguir seus passos. Walter Dias, você é exemplo para quem quer ser um grande profissional de comunicação.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações