A importância da Odontologia no Futebol e em outros esportes

Foto: divulgação

O dentista José Ricardo Júnior atua na Odontologia Esportiva

Cuidar da saúde do atleta é muito importante para que ele possa desempenhar sua função dentro de campo de forma que nada o atrapalhe. Por isto, estar atento a cada parte do corpo é fundamental. Porém, neste caso, muitos lembram de ossos e músculos, mas algo que pode interferir no desempenho de um jogador é a saúde bucal e a Odontologia vem tendo especializações a cada dia que passa.

De acordo com o dentista José Ricardo Júnior, que vem atuando na área de Odontologia no Esporte, esta preocupação já é antiga, mesmo que não se dava 'publicidade' ao fato. “Podemos lembrar, por exemplo, do doutor Mario Trigo, que foi o dentista da Seleção Brasileira de 1958, que desde aquela época acreditava que focos infecciosos de origem bucal interfere no rendimento esportivo nos atletas”. E ele estava certo, pois aquela foi a primeira vez onde a delegação da Seleção tinha um dentista, ele tratou boa parte do elenco de atletas e o Brasil foi campeão do Mundo.

Apesar da importância comprovada que o tratamento dentário pode influenciar no rendimento do atleta, a especialidade de Odontologia no Esporte só foi oficializada apenas em 2015. “Foi uma grande vitória para que atua nesta área. A oficialização da especialidade só veio após mostrar que realmente há evidências científicar que comprovam essa relação. Ou seja, o doutro Mario Trigo já estava certo em 1958”.

Porém, a Odontolgia no Esporte abrange outras situações. “O dentista atuante na área esportiva precisa ter ciência de vários pontos, como prescrever medicamentos que não sejam proibidos pela WADA, para evitar doping, saber respeitar o calendário dos horários de treinos e competições dos atletas, orientar o uso moderado de isotônicos, orientar o uso de protetores bucais, respeitando a modalidade praticada, pois cada um tem a sua espessura e tonalidade”, explicou José Ricardo Júnior.

Para finalizar, o dentista afirma que os atletas devem ter uma atenção redobrada no tratamento. "Os atletas não podem ser considerados como pacientes comuns, precisando de acompanhamento constante e criterioso", disse.

Pioneiro na atuação na área de Odontologia no Esporte na Baixada Santista, o dentista José Ricardo Júnior atenda em sua clínica, a JR Odonto Sports, que fica na Av. Doutor Pedro Lessa, n° 1640 Conj. 410, no bairro da Aparecida, em Santos. O telefone é o (13) 3028-2694 e o site: http://www.jrodontosports.com.br.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações