2003/2004 - O biênio de ouro do Santo André

Foto: Globo Esporte.com


O título da Copa do Brasil em 2004 foi a maior glória do Santo André

O Esporte Clube Santo André, o Ramalhão, está completando 52 anos de fundação neste 18 de setembro de 2019. Apesar de ter a metade da idade de clubes tradicionais do estado de São Paulo e do Brasil, o clube tem campanhas significativas e em sua sala de troféus títulos importantes, ainda mais para um time que não é considerado grande. E esta sala foi muito recheada entre 2003 e 2004. O que prova que, apesar de surpreendente, a conquista da Copa do Brasil de 2004 não foi um acaso.

Como já é tradicional no futebol brasileiro, a temporada é aberta com a Copa São Paulo de Juniores e o Santo André surpreendeu na edição de 2003. Na primeira fase, jogando na própria cidade, pelo Grupo P, o Ramalhão venceu os seus três jogos (3 a 2 no Sergipe, 3 a 1 no Goiânia e 4 a 2 no São Paulo).

A partir da segunda fase, os adversários foram caindo, um a um. Primeiro foi o Botafogo, por 1 a 0, depois foi o Cruzeiro, por 3 a 2, na semifinal a vítima foi o Vasco da Gama, 2 a 1, e na final o Palmeiras, vencendo nos pênaltis, depois de um empate em 2 a 2. Muita festa do Ramalhão, no Pacaembu, naquele 25 de janeiro.

Naquele mesmo dia da final da Copa SP, o Santo André estreava contra o Santos no Paulistão e empatava em 2 a 2. Um dos gols do Ramalhão foi marcado por Nunes, que entrou no segundo tempo. Porém, ele havia jogado a final da Copinha de manhã e tinha batido o último pênalti, que deu o título. Já no Paulistão, o Santo André chegou nas quartas, mas acabou sendo eliminado pelo São Paulo.

Na Série C, o Santo André foi em busca do título, que não conseguiu, mas conquistou o acesso para a Série B. Onde na primeira fase se classificou em segundo no grupo 24, que também tinha Atlético Sorocaba e Rio Branco de Americana. No mata-mata, passou por Sertãozinho, Botafogo de Ribeirão Preto e Cabofriense, até chegar ao quadrangular final, junto com Ituano, Campinense e Botafogo da Paraíba. O Ramalhão perdeu o título para o Ituano, mas o vice garantiu o acesso.

Em 2003 ainda teria a Copa Federação Paulista de Futebol, conhecida hoje como Copa Paulista, e que foi o caminho para a sua maior glória no ano seguinte. Na primeira fase, o Santo André foi o primeiro colocado do Grupo 1, que contava com oito equipes. No mata-mata, o Ramalhão passou por Matonense e Comercial e na final deu o troco no Ituano, ficando com o título.

Se em 2003 teve títulos da Copa São Paulo e Copa FPF, além do vice e acesso na Série C e a chegada no mata-mata do Paulista, 2004 reservava ao clube a sua maior glória. Tudo bem que no Estadual, a equipe ficou a dois pontos de avançar para as quartas, mas foi na Copa do Brasil que o Ramalhão brilhou.

O time campeão da Copinha em 2003. Vários estiveram nas outras conquistas do clube

O Santo André passou por Novo Horizonte, de Goiás, Atlético Mineiro, Guarani, Palmeiras e 15 de Campo Bom, chegando na final contra o Flamengo. No primeiro jogo, no Parque Antártica, empate em 2 a 2. Todos achavam que o Rubro Negro passearia no Maracanã, mas com gols de Sandro Gaúcho e Elvis, ambos no segundo tempo, o Ramalhão conquistava a Copa do Brasil, que fez com que o clube jogasse a Copa Libertadores do ano seguinte.

Ainda em 2004, o Santo André fez uma boa Série B, conquistando 41 pontos na primeira fase, o que daria à equipe a quinta colocação e a classificação para a próxima etapa. Porém, a escalação irregular de Valdir e Osmar, fez com que o time perdesse 12 pontos, caindo para 14º, ainda passando longe do rebaixamento, mas sem ter a chance de brigar pelo acesso.

É claro que o Santo André teria outras glórias nos anos seguintes, como os títulos na A2 de 2008, 2016 e deste ano, a Copa Paulista de 2014, o vice da Série B em 2008, que levou a equipe à elite do Brasileirão e o vice paulista de 2010, onde por muito pouco não tirou o título do Santos. Porém, aquele biênio 2003/2004 é inesquecível para o torcedor do Ramalhão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações