1913 - O primeiro titulo carioca do America

Por Lucas Paes
Foto: arquivo America FC

Os campeões cariocas de 1913

O America é um dos mais tradicionais clubes do Rio de Janeiro. Completando 115 anos neste dia 18 de setembro de 2019, o alvirrubro possui diversas títulos e uma história gloriosa, ainda que hoje esteja muito distante dos dias de glória de outrora. Em 1913, o Diabo conquistou seu primeiro titulo estadual, a primeira grande glória do America.

Aquele campeonato era dividido em dois turnos. Aquele ano seria o primeiro onde as duas ligas de futebol do rio se juntaram em uma só. Também naquela edição, passou a se exigir dois uniformes dos clubes, sendo um conjunto branco e um com as cores do clube. O campeonato teria como campeão quem fizesse mais pontos ao fim dos dois turnos. Assim, começou a disputa entre os 10 times.

O America estreou goleando o Americano por 9 a 1, num sábado, dia 3 de maio, no Campo da Rua Campos Sales. Depois, veio uma goleada por 5 a 0 sobre o Mangueira e um 7 a 1 no São Cristóvão. No primeiro jogo mais complicado, vitória de 3 a 1 contra o Fluminense, fora de casa, no primeiro dia de Junho. Seguido por uma vitória mínima sobre o Rio Cricket. Depois, derrota para o Botafogo, já em julho. 

A recuperação veio com duas vitórias em cima de Bangu e Paysandu por 3 a 0. Em seguida, a vítima americana foi o Flamengo, que perdeu por 1 x 0. Na partida seguinte, apesar de um primeiro tempo espetacular, as coisas quase se complicam, porém o America vence por 5 a 4 o Fluminense. Porém, na partida seguinte veio o segundo revés, para o Botafogo.

Logo os rubros voltam aos trilhos, auxiliados por uma vitória de WO sobre o Paysandu. Depois, a vitória sobre o Rio Cricket por 2 a 1 deixou o troféu perto. Mas o Diabo quase se complica. Perde para o Flamengo por 1 a 0, mas segue dependendo de si. Enfrenta o São Cristóvão então, em jogo disputado no Campo do Botafogo. Disputado em 23 de novembro, o duelo até é vencido pelo São Cristóvão, que, descobre-se depois ter jogado com um jogador não inscrito. A partida é cancelada e volta a ser jogada no dia 30 de novembro. 

Desta vez jogado no Campo da Rua Guanabara, o duelo é vencido pelo Mequinha por 1 a 0, com gol de Gabriel. O resultado garante o primeiro titulo carioca ao America, a primeira conquista do time. Para explosão da torcida que lotou as arquibancadas do Campo da Rua Guanabara.

Entre os destaques americanos, destacam-se nomes como o artilheiro sa equipe, Ojeda, com 9 gols. Gabriel, Juquinha e Osman, trio infernal do time e também Aleluia, que viraria ídolo depois. O America ganharia outros seis títulos, mas o jejum já dura desde 1960.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações