Robert Lewandowski no Znicz Pruszków

Por Lucas Paes

Lewandowski jogando pelo Znicz Pruszków

A posição do camisa 9, centro-avante de ofício, fazedor de gols está cada vez mais “morta” em nome de noves mais habilidosos, com maior noção tática e que sabem muito de bola. No que parece uma fusão dessas duas características se tem um dos atacantes mais brilhantes de nossa geração, o polonês Robert Lewandowski. Prestes a completar 31 anos, neste dia 21 de agosto de 2019, o “Lew4” começou sua ascensão de baixo, impressionando muitos na terceira divisão polonesa. 

Nascido em Varsóvia, o atual monstro polonês cresceu e começou a dar seus primeiros passos no futebol em Lesno. Mas, depois de algumas passagens frustradas, seria no modesto Znicz Pruszków, um clube que é mais bem sucedido no basquete do que no futebol. Porém, ajudou a equipe, na época na terceira divisão. Com 15 gols em 30 jogos, foi peça importantíssima no Znicz que subiu para a segundona. Se já chamou a atenção na época, seria na temporada 2007/2008 que ele começaria a impressionar a Polônia. 

Conseguindo melhorar seu desempenho, com apenas 19 para 20 anos Lewandowski foi mais matador ainda na segunda divisão polonesa. Marcando gols de tudo que é jeito, fez 21 dos 54 gols marcados pelo Znicz na II Liga, ajudando a equipe a chegar muito próxima de um acesso histórico. O Znicz acabou terminando em quinto lugar, não subindo devido ao número de vitórias, teve 18 contra 19 do Arka Gdynia. Com a saída de Lewa, aos poucos a equipe decaiu e nunca mais foi a mesma. 

Foi o suficiente para Lewandowski, porém. O atacante foi adquirido pelo Lech Poznan, onde não demorou muito para atrair olhares estrangeiros. Foi o suficiente para impressionar um ainda ascendente Jurgen Klopp, que o levou ao Borussia Dortmund. Primeiro reserva de Barrios, acendeu a titularidade e o resto é história. História alias que continua sendo escrita com gols, mas que começou no modesto Znicz Pruszków, que poderá para sempre se orgulhar de seu “filho” ilustre.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações