Dener no Vasco da Gama

Dener no Vasco: genialidade em uma história que foi interrompida por um acidente de carro

Há 25 anos, o Vasco perdia um dos jogadores mais habilidosos de sua história. Dener Augusto de Souza era um atacante leve, habilidoso e muito veloz. O jogador negro e franzino, com 1,71m de altura, não se intimidava com os zagueiros adversários, e mostrava muita alegria e classe ao encará-los. Depois de brilhar nas categorias de base e no profissional da Portuguesa de Desportos e uma rápida passagem pelo Grêmio em 1993, onde foi campeão gaúcho, o atleta chegou ao Vasco em 1994.

O jovem promissor já despertava alvoroço na torcida vascaína, pois logo no começo de sua trajetória o Campeonato Carioca daquela temporada, ele demonstrava toda a sua categoria. O Vasco ia passando por todos os adversários naquela competição, onde não perdeu com ele em campo.

Um destaque especial foi para um amistoso que o Vasco da Gama fez em Rosário, na Argentina, contra o Newell's Old Boys. O clube do país vizinho contava com o grande Diego Armando Maradona, mas quem roubou a cena foi Dener. Mesmo com o jogo terminando em 0 a 0, o brasileiro fez lindos lances, que deixou 'El Pibe de Oro' literalmente boquiaberto.

Infelizmente, aquela brilhante carreira, que só tinha dado seus primeiros passos, terminou de forma prematura. No dia 19 de maio de 94, o atacante de apenas 23 anos, sofreu um acidente automobilístico, voltando de São Paulo para o Rio de Janeiro, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e não resistiu.

Infelizmente, o caso da morte de Dener ainda teve problemas por vários anos. Como o atleta estava apenas emprestado ao Vasco e o passe ainda era da Portuguesa, o clube cruzmaltino, na época, alegou que não era o responsável pela indenização à família do jogador. A situação só foi resolvida mais de 20 anos depois, na Justiça, depois dos herdeiros do atleta falecido terem até passado necessidades.

A única derrota do cruzmaltino em toda a campanha do Campeonato Carioca de 1994, onde o clube conquistou o tricampeonato, foi justamente no primeiro jogo após a morte do craque, contra o Flamengo. No Vasco, Dener fez 17 jogos, com 10 vitória e sete empates, marcando cinco gols. Pela equipe, ele foi campeão póstumo do Carioca de 1994.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações