A bola já está rolando no Brasileirão Feminino

Por Lula Terras
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Já na segunda rodada, os dois últimos campeões brasileiros se enfrentaram

Apesar do pouco apoio, inclusive das grandes emissoras de televisão, que não transmitem os jogos ao vivo, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, Série A1, já está em sua 2ª Rodada. O destaque neste final de semana foi a vitória, fora de casa, do Santos sobre o Corinthians, por 2 a 1, no caso o campeão paulista de 2018, sobre o campeão brasileiro da mesma temporada. O jogo que foi transmitido ao vivo pelo Twiter, única alternativa para quem quiser acompanhar a competição. 

Nesta temporada, a competição traz algumas novidades, como a disputa em turno único, na primeira fase, onde as 16 equipes, se enfrentam entre si, classificando-se as 8 melhores para as fases seguintes. A partir daí, até a grande final, serão jogos de ida e volta, e a equipe campeã, ganha o direito de disputar a Libertadores Feminina, de 2020. 

Outra novidade a ser louvada para quem gosta do futebol feminino é a decisão da CBF de tornar obrigatória a montagem de equipes profissionais femininas, pelas equipes que disputam a Série A1, do Brasileirão. Com isso, a Série A2 deste ano, ganha uma disputa especial, com a presença de grandes equipes, na disputa de uma das duas vagas para o Brasileirão Feminino de 2020. Estão na disputa o Palmeiras/SP; Atlético/MG; Grêmio/RS; Vasco da Gama/RJ; Fluminense/RJ; Cruzeiro/MG; Botafogo/RJ; São Paulo/SP/ e Chapecoense/SC, entre outros. 

Vale lembrar que a modalidade era proibida no Brasil, através do Decreto-Lei 3199/1941, do Governo Getúlio Vargas, que vedava a prática de esportes incompatíveis com a natureza femininas. A liberação aconteceu em 1979, e a partir daí o futebol feminino foi só crescendo e produziu a maior atleta de todos os tempos, a Rainha Marta, que soma seis bolas de ouro, como a melhor jogadora do mundo, sendo a última em 2018, defendendo a equipe Orlando Pride, dos Estados Unidos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações