Pela Copa Rubro-Verde, Lusa bate a Briosa nos pênaltis

Por Victor de Andrade e colaboração de Lucas Paes

Rodriguinho cercado por jogadores da Lusa (foto: Camila Alloi / Agência Briosa)

A Copa Rubro-Verde teve o primeiro e único jogo do Grupo B realizado na tarde deste domingo, dia 6. No embate que só serviu para definir que seria o primeiro e segundo colocados da chave, já que ambas as equipes já estão na semifinal do torneio, a Portuguesa de Desportos venceu a sua 'xará' Santista nos pênaltis, depois de empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. A partida foi no Estádio do Canindé, em São Paulo.

Como a organização do torneio não conseguiu mais uma equipe para entrar na disputa, o Grupo B, em São Paulo ficou apenas com as duas Portuguesas do Estado. A de Desportos, chamada carinhosamente de Lusa, e a Santista, conhecida como Briosa. O jogo deste domingo só serviria para apontar o primeiro e segundo colocados para o cruzamento da semifinal. Vale lembrar que o Grupo A,  com sede no Rio de Janeiro, conta com as Portuguesas Carioca, Londrinense e o Marítimo da Ilha da Madeira, que está sendo representado por um time formado quase todo por brasileiros.

A Portuguesa Santista começou o jogo muito melhor. Os laterais Rafael Ferro e Boré e os atacantes Wendel e Rodriguinho faziam boa partida e levavam perigo à defesa da Lusa. A Briosa, por muito pouco, não abriu o marcador nos primeiros minutos. Porém, aos 28', veio o castigo: Cavalo fez falta em Baladin, o árbitro não marcou e ele levou a bola até a linha de fundo para cruzar na cabeça de Gerley, que não perdoou: 1 a 0 para a Portuguesa de Desportos.

Ainda melhor no jogo, a Briosa continuou em cima e empatou quatro minutos depois. Em jogada pela esquerda, Boré alçou a bola na área, Wendel ajeitou de cabeça e Rodriguinho, também de cabeça, balançou as redes, igualando o marcador. A Lusa teve a chance de fazer o segundo logo em seguida, após falha do goleiro John, mas Cavalo finalizou para fora. Assim, o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1.

Jogadores da Lusa comemoram o gol de Gerley, ainda no primeiro tempo
(Foto: Everton Calício / Portuguesa de Desportos)

No segundo tempo o ritmo de jogo caiu assustadoramente. A Portuguesa Santista, que apesar do empate, dominou a etapa inicial, voltou bem mais lenta e a Portuguesa de Desportos não se aproveitou do fato, se movimentando devagar e criando poucas oportunidades. Nem com as substituições promovidas pelos treinadores Luiz Carlos Martins, da Lusa, e Sérgio Guedes, da Briosa, o jogo melhorou e ao apito final do árbitro, o placar apontava o empate em 1 a 1.

Como este jogo definia o primeiro lugar do Grupo B, foi realizada uma decisão por pênaltis, onde a Lusa levou a melhor. João Gurgel, Luiz Thiago, Gerley e Paulinho converteram para o time do Canindé, enquanto apenas Adauto fez para a Briosa (Baladin e Boré perderam). Com a vitória nas penalidades, a Portuguesa de Desportos comemorou.

Ainda não se sabe quem serão os adversários de Lusa e Briosa nas semifinais, já que o Grupo A só será definido nesta terça-feira, dia 8, às 16 horas, com o jogo entre Portuguesa Carioca e Marítimo, no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Porém, as duas equipes paulistas entram em campo novamente na sexta-feira, dia 11, no Rio de Janeiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações