Valdeir, o "The Flash", no Atlético Goianiense

Foto: arquivo pessoal

Valdeir jogando pelo Atlético Goianiense, onde foi revelado

Quem acompanhou o futebol brasileiro nos anos 90 lembra que era uma época farta de atacantes, sejam eles de área, fazedores de gol, ou de velocidade, que jogam pelas pontas. Um dos jogadores da posição que chegou à Seleção Brasileira na época foi Valdeir, o The Flash, que estourou no Botafogo, jogou em outros grandes do futebol brasileiro e até na Europa. Porém, ele, que nasceu em 31 de dezembro de 1967, começou no Atlético Goianiense.

Goiano de nascimento, Valdeir foi parar no Atlético Goianiense em 1982, com apenas 14 anos, após três peneiras. Rápido e esperto, chamou a atenção do técnico Otaídes Marcelino. Nas categorias de base do clube se destacava, tanto que atuava sempre na categoria acima da sua idade.

Aos 17 anos, foi profissionalizado. Mas sofria com a falta de títulos no clube. A geração dele e dos colegas da base oxigenou o experiente elenco formado em 1985. No ano anterior, o Atlético ganhou o Torneio Início, mas era pouco para o projeto e o jejum do clube. Na conquista do título de 1985, Valdeir fazia parte do grupo, mas não jogou.

Aos poucos, foi se tornando realidade no time. Foi eleito o melhor meia do Estadual de 1987 e, no ano seguinte, foi o craque do Goianão. Melhor que isso, ganhou faixa de campeão - no último jogo, em Anápolis, estava contundido. Ficou fora do jogo, mas não da festa. Ele foi o artilheiro do Goianão, com 18 gols. Por causa disso, ganhou um prêmio especial - um carro gol, uma promoção daquela época.

Suas atuações no futebol goiano começaram a chamar a atenção de clubes maiores e em 1989 ele foi contratado pelo Botafogo, onde a carreira explodiu de vez e ele chegou à Seleção Brasileira. Depois foi para o Bordeaux, da França, em 1992. Ainda voltou ao futebol brasileiro, onde jogou por São Paulo, Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro, Guarani, Inter de Limeira, Paraná Clube, Ceará, Vila Nova, Brasiliense e Madureira, onde encerrou a carreira em 2003.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações