A primeira partida de Pepe no Santos FC

Com informações do Centro de Memória e Estatística do Santos FC
Foto: arquivo Santos FC


No dia 23 de maio de 1954, o Menino de Ouro do Santos FC, José Macia, o Pepe, fazia a primeira partida na equipe principal do Peixe. Foi na derrota diante do Fluminense, em partida valida pelo Torneio Rio-São Paulo, no Pacaembu, entrando no lugar de Boca que houvera substituído Del Vecchio, com Vasconcelos fazendo o tento de honra santista que foi a campo com: Barbosinha; Hélvio e Feijó; Urubatão, Formiga e Zito; Tite, Walter, Álvaro (Hugo), Vasconcelos e Del Vecchio (Boca/Pepe). O técnico era Giuseppe Otina.

Pepe, um atleta modelo, ganhou o Troféu Belfort Duarte, por nunca ter sido expulso de campo, foi o jogador que mais títulos paulistas conquistou pelo Peixe (11 vezes) e, de quebra, foi também campeão estadual em 1973, como do técnico do Alvinegro Praiano tendo dirigido a equipe em 371 oportunidades vencendo 176 empatado 112 e perdido 83 partidas. Na equipe principal do Santos FC ele jogou 741 partidas e marcou 403 gols pelo Alvinegro mais famoso do mundo.

Curiosidade - Pepe, que era chamado pelo jornalista Antônio Guenaga de “Espanhol”, nasceu em Santos, no dia 25 de fevereiro de 1935 na rua João Pessoa, 255, numa segunda-feira de Carnaval. A mudança para São Vicente ocorreu quando ele tinha 7 anos e foi lá que começou sua brilhante carreira jogando no Comercial FC e também no Mota Lima antes de jogar no Continental calunga, de onde veio para o Santos trazido pelo goleiro Cobrinha, que jogava no Santos.

Observações - Pepe fez seu primeiro teste para jogar no infantil do Santos no dia 04 de maio de 1951. O técnico era Salustiano da Costa Lima, o popular Salu da bandinha, nesse primeiro treino, Pepe fez um golaço. Na época tinha 16 anos e 02 meses. O time infantil era muito fraco e não fez boa campanha. Cobrinha, era o goleiro do São Vicente Atlético Clube, que na época defendia o infantil praiano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações