Um legítimo tango argentino!

Por Victor de Andrade
Fotos: Getty Images.com/Fifa.com

O gol de Marcos Rojo colocou a Argentina nas oitavas, depois de um grande sufoco

Se o tango é um dos estilos musicais argentinos e, normalmente, ele tem um tom de drama, o que aconteceu esta noite em São Petersburgo, final da tarde no Brasil e na Argentina, pode caber muito bem em um belo show de tango. Com muito drama, sufoco e sofrimento, a Albiceleste conseguiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018 ao vencer a Nigéria pelo placar de 2 a 1.

A tarefa da Argentina não era das mais fáceis. Tirando a Croácia, que com seis pontos já estava garantida na próxima fase do Mundial, Nigéria, três pontos, Islândia, um ponto e -2 de saldo de gols, e a própria Albiceleste, também com um ponto, mas -3 de saldo, tinham chances de classificação. Mas, até pelos números, dá para perceber que a tarefa mais inglória era a dos argentinos.

Além disso, o que pipocavam de notícias fora de campo que o clima da delegação argentina na Rússia não era dos melhores, aliás, longe disso, "não estava escrito no gibi". Os comentários iam de brigas entre os próprios jogadores a até o rompimento dos atletas e o técnico Jorge Sampaoli. Chegaram a dizer que alguns líderes da equipe pediram a demissão do treinador no ato, buscando outra pessoa para ficar no banco de reservas no último jogo. Em resumo, a situação era complicada.

O que deixava os torcedores argentinos um pouco esperançosos era o retrospecto contra a Nigéria em Copas. As duas equipes se enfrentaram em 1994, 2002, 2010 e 2014 e os argentinos venceram todas! Porém, se a Islândia vencesse a já classificada Croácia, talvez nem a vitória adiantasse. Mesmo, como diz o ditado, "a esperança é a última que morre", e os argentinos, inclusive Maradona, na arquibancada empurraram sua equipe.

E os cânticos, no primeiro tempo, deram resultado, além do astro aparecer! Aos 14 minutos de jogo, Messi recebeu lançamento, matou a bola como poucos e com o pé direito colocou a Argentina em vantagem em São Petersburgo. O resultado colocava a Albiceleste nas oitavas de final do Mundial, diminuindo o desespero.

Moses chegou a complicar a situação da Albiceleste

Mas no segundo tempo a emoção aumentou. Aos 6 minutos, Mascherano puxou Balogun dentro da área, após cobrança de escanteio. Após consultar o VAR, o árbitro turco Cuneyt Cakir apontou a marca da cal: pênalti! Moses foi para a cobrança e igualou o marcador. O resultado colocava a Nigéria nas oitavas, ainda mais com Badelj abrindo o marcador para os croatas, na partida contra a Islândia.

O jogo ficou nervoso. A Argentina tentava furar o bloqueio nigeriano e não conseguia. Os africanos tinham o contra-ataque, mas nervosos, não aproveitavam. A Nigéria passou a ficar preocupada quando Sigurdsson, de pênalti, empatou a outra partida. Mais um gol e a Islândia é quem estaria classificada.

Para aumentar ainda mais a emoção, Ighalo perde grande chance, após a bola ter batido no braço do zagueiro argentino. O árbitro chegou a consultar o VAR, mas considerou o lance legal e não marcou pênalti, que daria a chance de um segundo gol nigeriano e a eliminação da Argentina na Copa do Mundo de 2018.

O drama aumentava! Mascherano sangrava, mas o árbitro, ao invés de tirá-lo de campo para fazer o curativo, o deixava, contra as regras. Porém, há muitos dramas em que os finais são felizes. E a história da Albiceleste nesta terça-feira foi de alegria. Aos 41', Gabriel Mercado cruzou e Marcos Rojo, de primeira, venceu o goleiro Uzoho. A Argentina vencia por 2 a 1 e estava cravando sua vaga nas oitavas da Copa do Mundo.

Os minutos finais foram nervosos. Uma notícia da outra partida acalmou um pouco os ânimos argentinos, já que Perisic fazia o segundo da Croácia, despachando de vez a Islândia e, com isto, a Albiceleste só dependia dela. E conseguiu! O 2 a 1 colocou a Argentina na segunda fase da Copa do Mundo, onde enfrentará a França! Duelo de campeões mundiais! Já a Croácia terá pela frente a Dinamarca. E o drama argentino teve um final feliz. Pelo menos por hoje!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações