O brilho solitário da Arábia Saudita em 1994

Por Felipe Saúda 

Saeed Al-Owairan fez um dos gols mais bonitos das histórias das Copas em 1994, contra a Bélgica

A Copa do Mundo está chegando e muitos se perguntam que graça terá o jogo de abertura entre Rússia e Arábia Saudita? Geralmente, as partidas de abertura do mundial já não são grandes jogos. 

Em 2010 por exemplo, tivemos um jogo entre o país sede África do Sul, e o México que foi tão ruim, como de fato prometia ser. Na última copa o Brasil foi o país sede, e deste modo teve a honra de inaugurar o quadro de jogos ao bater a Croácia por 3x1, em um jogo marcado pelo polêmico pênalti assinalado em cima do atacante Fred. 

De fato, quando falamos de histórico em Copas do Mundo, não podemos ter muitas expectativas em torno do jogo desta quinta-feira entre russos e sauditas. Nenhuma das seleções tem grandes feitos quando o assunto é o maior torneio de futebol do planeta. É bem verdade que os russos ainda tiveram algumas boas campanhas, ao longo da história, se considerarmos a antiga União Soviética, mas quando o assunto é Arábia Saudita... 

Quem não se lembra dos oito a zero que sofreram contra a Alemanha em 2002? Realmente, o histórico da seleção africana não é dos melhores nos mundiais. Sem duvida nenhuma, o grande feito saudita foi o gol espetacular do meia Al-Owairan na copa de 1994, sobre o lendário goleiro Proud´home da Bélgica.

Foi um dos momentos mais emblemáticos das copas. Al-Owairan, recebeu a bola no meio-campo e arrancou com fúria para cima da defesa belga. Primeiro ele passou por Dirk Medved, driblou Mark De Wolf, superou a marcação de Rudi Smidis e Philip Alberts antes de finalizar com um belo toque por cima de Proud’homm, ratificando assim o grande momento de todas as participações sauditas nas Copas do Mundo. O belo gol de Owairan, foi comparado ao golaço de Maradonna na copa de 1986 e é considerado o sexto gol mais bonito de todas as copas. Ainda em 1994, Al-Owairan foi considerado bola de ouro do futebol asiático.

O belíssimo gol do saudita na Copa de 1994

Aliás, aquele gol fez com que a Arábia Saudita fizesse história. A equipe garantiu a classificação para as oitavas de final em sua primeira Copa, ficando em segundo naquele Grupo F, no tríplice empate envolvendo Holanda e a própria Bélgica (o saldo de gols definiu o desempate, com holandeses em primeiro e belgas em terceiro). No mata-mata, os sauditas caíram para a Suécia, com a derrota por 3 a 1. Porém, é a melhor campanha do time do mundo árabe, disparadamente, já que em 1998, 2002 e 2006, o time caiu na primeira fase. 

Com certeza, os sauditas não tem muitas expectativas em torno da participação de sua seleção na Copa do Mundo de 2018. Talvez estejam felizes de somente fazerem parte do jogo de abertura, mas sem dúvida, eles não ficariam tristes se um novo raio caísse, em uma nova copa e algum saudita possa dar ao menos a mesma curta alegria que Al-Owairan deu ao seu povo nos Estados Unidos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações