1978 - A primeira Copa do Irã

Por Victor de Andrade

O Irã que estreou em Copas na edição de 1978: um ponto em três partidas

Nesta sexta-feira, dia 15 de junho, o Irã encara o Marrocos em sua estreia na quinta Copa do Mundo de sua história, sendo que pela primeira vez consegue participar de duas edições seguidas. Porém, o debute dos iranianos em Mundiais vem de 1978, na Argentina, quando o Time do Povo tinha finalmente conseguido sua classificação para o maior evento de futebol do planeta.

Mas, pelas forças do continente asiático, era para o Irã ter estreado em Copas antes. Tricampeão continental (1968, 1972 e 1976), os iranianos chegavam às Eliminatórias como favoritos, mas não ter se inscrito para 1970 (muito pelo fato da possibilidade de ter de enfrentar Israel) e ter sido eliminado por Israel para 1974, evitaram a chegada da equipe para o Mundial.

Irã sentiu a estreia e perdeu por 3 a 0 para a Holanda

Porém, para 1978, o Irã, preliminarmente, passou por Arábia Saudita e Síria (o Iraque desistiu depois de sair a tabela), e depois ficou em primeiro em um embate com Coreia do Sul, Kwait, Austrália e Hong Kong para, enfim, jogar sua primeira Copa do Mundo.

O sorteio dos grupos para a Copa não ajudou muito os iranianos. A chave continha a então vice-campeã mundial e que tinha encantado o mundo quatro anos antes, a Holanda, o Peru, que na década de 70 tinha um belíssimo time, e a Escócia, que seu forte jogo de bola aérea. Porém, os iranianos chegaram à Argentina pensando em fazer o melhor.

O Irã estreou em Copas no dia 3 de junho, no Estádio Ciudad de Mendoza. O adversário, logo de cara, era a Holanda. Tudo bem que aquele tinha já não era nem sombra do de quatro anos antes, já que Johan Cruyff se recusou a ir jogar em um país ditatorial e o treinando já não era mais Rinus Michels. Porém, Rensenbrink desequilibrou para os holandeses, abrindo o marcador aos 40', de pênalti, e completando o marcador na segunda etapa aos 17' e aos 34' (sendo este também da marca da cal). Os iranianos debutavam tomando um 3 a 0.

Melhor jogo dos iranianos foi contra a Escócia: empate em 1 a 1

O segundo jogo teve uma história totalmente diferente e deu um fio de esperança à equipe asiática. Contra os escoceses, o Irã se apresentou bem melhor e fez um jogo duro, no dia 7 de junho, no Estádio Chateau Carreras, em Córdoba. Porém, a Escócia abriu o marcador aos 43 minutos, com um gol contra de Eskandarian. Mas vendo que a partida não estava tão complicada, os iranianos foram para cima na segunda etapa e marcaram 15', com Danaeifard. Era o primeiro gol do Irã em Copas, que garantiu o seu primeiro ponto no evento.

O empate conquistado contra a Escócia fez com que o Irã chegasse à última rodada com chances de classificação. Teria que vencer o Peru por três gols de diferença para não depender de mais ninguém. Aliás, dependendo do que acontecesse na rodada final, até um quadruplo empate entre as equipes do grupo era provável. O time iraniano se empolgou.

Encarando o Peru: derrota por 4 a 1

Mas no dia 11 de junho, novamente em Córdoba, o sonho iraniano acabou virando pesadelo. O Peru, comandado por Teófilo Cubillas, fez uma grande partida e acabou vencendo por 4 a 1. Os peruanos abriram 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com Velásquez, aos 2', e Cubillas, aos 36' e aos 39', ambos de pênalti. Rowshan, aos 41', ainda diminuiu antes da partida ir para o intervalo, mas novamente Cubillas, aos 34' da segunda etapa, deu números finais à partida. Era o adeus do Irã à Copa do Mundo de 1978.

O Irã só voltaria à uma Copa do Mundo 20 anos depois, na França, quando conseguiria finalmente sua primeira vitória (2 a 1 sobre os Estados Unidos). Depois, alternou presenças de desclassificações, indo para 2006 e 2014 e agora, em 2018, pela primeira vez disputa dois Mundiais seguidos. Será que na Rússia, os iranianos vão finalmente passar da fase de grupos?
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações