Surpresa de 1966 - Coreia do Norte elimina Itália da Copa do Mundo

Por Alexia Faria

Coreia do Norte venceu a Itália, por 1 a 0, em 1966: uma das maiores surpresas de uma Copa

Zebras acontecem e principalmente no futebol! Porém, ninguém imagina que uma Seleção bicampeã mundial perderia para uma estreante. Em 1966, na Copa do Mundo realizada na Inglaterra, aconteceu exatamente isto: a Coreia do Norte ganhou destaque e fez história quando eliminou a Itália do Mundial na primeira fase da competição.

O Grupo D, que tinha Itália, União Soviética, Chile e os asiáticos, que pouca gente conhecia como jogava, todos pensavam que eles seriam o “saco de pancadas". Realmente no primeiro jogo foi isto que aconteceu, já que a Coreia do Norte foi derrotada pela URSS por 3 a 0. No segundo jogo, os norte-coreanos tiveram melhor sorte, empatando com os chilenos em 1 a 1, com Park Seung Zin fazendo o gol da igualdade aos 43 do segundo tempo.

O último jogo da primeira fase dos asiáticos era contra a Itália. A Azzurra havia vencido o Chile e perdido para a União Soviética e precisava apenas de um empate para avançar para as quartas-de-final da competição. Porém, a Coreia do Norte ainda tinha chances: caso vencesse os italianos, o que quase todos achavam impossível, e o Chile não conseguisse o triunfo contra a os soviéticos, os norte-coreanos avançariam.

Entrando para o jogo que ficaria na história

No estádio Ayresome Park, em Middlesbrough, Inglaterra, com mais de 17 mil pessoas, a Azzura viu seu jogador Rivera perder a bola na altura da intermediaria. Dali para a frente, Pak Seung Zin lançou para Pak Doo Ik na entrada da grande área, chutou cruzado e rasteiro no canto direito do goleiro italiano Albertosi. Então marcou o que seria o único gol da partida, aos 42 minutos do primeiro tempo. 

Na segunda etapa da partida, Rivera não perdeu a bola e chegou a arriscar um chute ao gol, mas o sonho do gol de empate foi interrompido pelo goleiro Lee Chan-Myung. A rivalidade entre Rivera e Lee Chan-Myung contou com outro “um contra um”. O jogador italiano partiu para outra jogada individual, aplicou um lençol em Shim Yung Kyoo e mais uma vez parou no guarda redes coreano. 

Após a partida, membros da delegação invadiram o gramado para comemorar a vitória. No dia seguinte vinha outra alegria para os asiáticos. Como a União Soviética havia vencido o Chile pelo placar de 2 a 1, a Coreia do Norte estava classificada para o mata-mata da Copa do Mundo.

Contra Portugal, chegou a estar vencendo por 3 a 0, mas levou a virada

E o adversário do time asiático seria Portugal, do craque Eusébio. o jogo foi realizado no Estádio Goodison Park, em Liverpool, em 23 de junho, e os portugueses eram apontados como favoritos. Porém, Pak, logo no primeiro minuto, Li, aos 22', e Yang, aos 25', fizeram com que a Coreia do Norte abrisse 3 a 0 e colocasse um pé na semifinal da Copa do Mundo, o que deixou todos espantados.

Vale lembrar que apesar de favorita no confronto e ter passado pelo Brasil, que era o então atual bi-campeão do mundo, Portugal também era uma estreante. Mas, mesmo assim, Eusébio acordou no jogo e com quatro gols dele (27' e 43' do primeiro tempo e 11' e 13' do segundo) e mais um de José Augusto, aos 35' da etapa complementar, os portugueses eliminaram a surpresa Coreia do Norte. Existe um documentário chamado "The Game of Their Lives" que conta a trajetória dos asiáticos naquele mundial.

A Coreia do Norte só voltaria ao Mundial apenas 44 anos depois, jogando na África do Sul, em 2010. Porém, o retrospecto foi totalmente diferente daquele feito na Inglaterra. Os asiáticos perderam os seus três jogos: Brasil (2 a 1), Portugal (7 a 0) e Costa do Marfim (3 a 0), se despedindo de forma totalmente diferente de 1966.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações