Botafogo faz gol no fim, vence nas penalidades e é o grande campeão carioca

Por: Diely Espindola, direto do Maracanã

Botafogo acreditou até o fim, fez gol, venceu nas penalidades e comemorou o título
(foto: divulgação Botafogo)

Vasco e Botafogo se enfrentaram na tarde deste domingo, dia 8, no Maracanã, pelo segundo jogo da final do Campeonato Carioca. Pelo placar agregado, Vasco tinha a vantagem do empate, e até os 49 do segundo tempo a partida se manteve em 0 a 0. Mas, no último minuto, Joel Carli fez o gol do time de General Severiano, levando a partida para os pênaltis. Nas cobranças, o Fogão foi mais competente e sagrou-se o grande campeão carioca de 2018!

A expectativa para o clássico decisivo entre Vasco e Botafogo era a de manter o padrão dos últimos confrontos entre as duas equipes: um embate equilibrado, bem disputado e emocionante até o último minuto. Mas independente do que acontecesse em campo, as duas torcidas promoveram um show à parte nas arquibancadas do Maracanã, sendo responsáveis por um clima de festa como há muito não se via.

Nas quatro linhas, o desempenho das equipes se mostrou como o esperado. Um jogo truncado, com as grandes oportunidades tanto para o Vasco quanto para o Botafogo se dando por meio dos erros das defesas adversárias. De um lado, o Fogão marcando bem, mas encontrando muita dificuldade para criar. Do outro, o Time da Colina pressionando mais, mas errando as finalizações e perdendo boas chances de gol.

Vasco e Botafogo se enfrentaram pela final do Campeonato Carioca neste domingo
(foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Até aproximadamente os 30 minutos do primeiro tempo, a partida era equilibrada, com posse de bola praticamente 50% para cada lado. A partir deste momento, o Vasco melhora visivelmente na partida e passa a pressionar o Botafogo. No entanto, a grande dificuldade par o time cruzmaltino é acertar as finalizações e converter a pressão em gols.

Para dificultar a situação para o Vasco, aos 36 minutos do primeiro tempo, após entrada dura em Luiz Fernando, o lateral Fabrício levou um cartão vermelho direto, deixando o Vasco com um a menos em campo. A vantagem numérica do Botafogo não fez tanta diferença até os últimos minutos da partida, quando a equipe Alvinegra, já os acréscimos, teve boa oportunidade de gol com Pimpão, e em seguida com Igor Rabello. No entanto, a primeira etapa não saiu do 0 a 0.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com a entrada de Kieza e Gilson nos lugares de Marcelo e Moisés, respectivamente. A mudança de Valentim buscava um Botafogo mais ofensivo para a segunda etapa, o que já nos primeiros minutos mostrou resultado: o Botafogo começou a segunda etapa pressionando bastante a equipe do Vasco. Até os 13 minutos, a bola praticamente não havia saído do ataque do Botafogo. No entanto, além de não conseguir marcar, Carli sofreu lance polêmico na área, onde foi puxado, porém o árbitro manda seguir.

Joel Carli fez o gol aos 49' do segundo tempo
(foto: divulgação Botafogo)

Como no primeiro tempo, muitas oportunidades de gol perdidas para as duas equipes. Precisando do gol, o Botafogo pressionava, mas não conseguia converter. Porém, a partida não decepcionou e guardou o auge da emoção para o último minuto da partida: Carli aos 49 do segundo tempo, abriu o marcador para o Botafogo, e com o placar agregado de 3 a 3 a partida foi para os pênaltis. A explosão da torcida alvinegra no Maracanã foi surreal.

Nas penalidades, o time do Botafogo foi mais eficiente, saiu na frente, garantiu a diferença e, com 4 a 3 no marcador, conquistou o título de campeão carioca de 2018, fazendo a festa da torcida da Estrela Solitária. Este é o 21º título estadual do Fogão, que havia ganhado o último em 2013. Parabéns Botafogo!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações