Quando as casas do futebol adotam a bola oval

Por Alexia Faria (texto e fotos)

Um Santos e Lusa, no Futebol Americano, em pleno Canindé

Um esporte que vem crescendo cada vez mais no Brasil, o Futebol Americano vem avançando cada vez mais em terras tupiniquins, arregimentando fãs e criando times por todo o território, desde 2007 (vale ressaltar que antes disso já existiam os fãs da Nacional Football League, a NFL, uma das maiores ligas de esporte no Estados Unidos). Uma característica interessante é que alguns jogos destas equipes acabam sendo realizados nos estádios que estão acostumados a receber jogos de Futebol, ou seja: as tradicionais casas do futebol brasileiro recebem também a bola oval e, por isto, vira tema aqui em O Curioso do Futebol!

No início alguns times treinavam nas praias, em campos públicos, abertos, ficando nessa forma não oficial da modalidade por anos. Com o tempo deram início às parcerias, essas que envolvem vários times tradicionais de futebol. Com isso, os torneios apareceram e os estádios brasileiros começaram a adotar a bola oval. 

Atualmente mais de 15 times brasileiros possuem um time de futebol americano da modalidade full pad (que usam equipamentos, iguais aos times da NFL). Nos últimos anos arenas que receberam os jogos da Copa do Mundo de 2014, também receberam jogos do football.

Vila Belmiro também já recebeu jogos de Futebol Americano

Em 2015, na decisão da Super Liga Centro-Sul, mais de 15 mil pessoas estavam presentes na Arena Pantanal para ver a final entre Cuiabá Arsenal e o campeão daquele ano, Coritiba Crocodiles. Já em 2016 foi vez do Beira-Rio receber a final do Gauchão e ficar no “top 3” referente ao público. Para a partida entre Santa Maria Soldiers e Juventude FA, compareceram 12 mil pessoas. 

E fechando o top recorde de público, no mesmo ano, no Mineirão, o Get Eagles e o Minas Locomotiva fizeram uma partida para mais de oito mil pessoas. O gigante da Pampulha também recebeu a Seleção Brasileira de FA, no final de 2017 um amistoso que aconteceu contra a Seleção da Argentina. 

No estado de São Paulo existe o campeonato paulista nomeado de São Paulo Football League (SPFL). Com este campeonato, e as parcerias presentes com times como Portuguesa de Desportos, Santos FC, Palmeiras, Corinthians entre outros, conta com partidas realizadas em um dos mais estádios tradicionais do estado, o Canindé. 

Porém, anos antes o estádio já era palco dos jogos de football. Nos últimos anos a liga vem fazendo sua estreia do torneio na casa dos Campeões. Em 2017 a partida entre a bicampeã Lusa Lions (atualmente com o nome Portuguesa FA) e Santos Tsunami marcou o período de jogos que o estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte receberia.

O tradicional Canindé virou um dos principais palcos do Futebol Americano

Em 2018, a equipe do Santos Tsunami subiu mais uma vez a serra em direção ao Canindé, para enfrentar a equipe vice-campeã de 2017, Corinthians Steamrollers. Ainda em confronto entre Corinthians e Santos, a Vila Belmiro também acolheu os jogadores de FA numa partida de solidariedade. 

No último jogo das equipes em 2016, o Santos Tsunami convidou o Steamrollers para uma partida beneficente em plena a Vila Belmiro. O alçapão recebeu cerca de 2 mil pessoas naquele “Monday Night Football”, como são chamadas as partidas de segunda feira no mundo da bola oval. 

Por último, mas não menos importante, o estádio da Rua Javari também adotou a bola oval. O bairro mais tradicional de SP também tem um time de FA em seu convívio. O Mooca Destroyers existe desde 2016, e manda seus jogos no estádio do Juventus.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações