Os títulos estaduais do Potiguar de Mossoró

Por Victor de Andrade

O time campeão de 2004: foi a primeira vez que um clube de Mossoró conquistava o estadual

A torcida da Associação Cultural e Desportiva Potiguar, da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, está em festa! Neste domingo de carnaval, dia 11 de fevereiro, o clube comemora os 73 anos de fundação. O Potiguar é um time tradicional dentro do futebol do Rio Grande do Norte.

Rival do Baraúnas, o Potiguar tem uma marca importante: foi o primeiro time de Potiguar, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, a conquistar o Campeonato Estadual, mais precisamente no ano de 2004. Apesar de o principal adversário citadino ter também conseguido o feito em 2006, o Alvirrubro foi campeão novamente em 2013. E é isto que vamos abordar agora, os dois principais títulos do clube em sua história.

Em 2004, o Campeonato Norte-Riograndense contava com 14 times, que na primeira fase foram divididos em dois grupos de sete, um sendo dos clubes do leste e outro do oeste. O Potiguar ficou no Grupo B, o segundo caso, ao lado de Coríntians de Caicó, ASSU, Caicó, Baraúnas, Pauferrense e Atlético Piranhas.

Grandes momentos da conquista de 2004

Com uma boa campanha, o time de Mossoró ficou em primeiro lugar do Grupo B com 25 pontos, sendo 12 vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Com isto, o Potiguar se classificou para o mata-mata da competição ao lado de Coríntians de Caicó, ASSU e Caicó. Na chave A, passaram de fase América, Potyguar de Currais Novos, São Gonçalo e ABC.

No mata-mata, o Potiguar eliminou o grande ABC, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0 e segurando o 0 a 0 no jogo de volta, e o Coríntians de Caicó, com um empate em 0 a 0 e triunfo de 3 a 0, chegando à decisão, onde enfrentou o América de Natal. No primeiro jogo, o 4 a 0 fez com que a equipe de Mossoró colocasse a mão na taça, o que se confirmou no segundo embate, mesmo com a vitória por 1 a 0, em 17 de abril daquele ano, do América.

O time de 2013 que foi campeão depois de um primeiro turno mediano

Em 2013, o Potiguar de Mossoró repetiu a dose, porém, de uma forma um pouco mais difícil. A primeira fase, com oito equipes, era jogada em turno único e não contava com América e ABC, que disputavam a Copa do Nordeste. O Alvirrubro ficou em segundo, logo atrás do Santa Cruz.

Na segunda fase, os seis primeiros colocados da fase anterior se juntaram a ABC e América e disputavam dois turnos, sendo que os vencedores de cada parte desta etapa iriam para a decisão estadual. No primeiro turno, o Potiguar ficou em um tímido quinto lugar e o América se garantiu na final da competição ao bater o Coríntians de Caicó na final do turno.

Melhores momentos da final de 2013

Foi no segundo turno que o Potiguar de Mossoró mostrou que poderia chegar ao título. Liderou o turno todo e conseguiu a vaga na final evitando, justamente, o título precoce do América. Nos dois jogos da decisão, um 0 a 0 e um 2 a 1 no Nogueirão forçou a final do campeonato.

No primeiro jogo, realizado em Mossoró, o América até abriu o placar, mas o Potiguar virou, com gols de Daniel e Paulinho. Porém, Renatinho marcou e deixou tudo igual para o segundo jogo, realizado em Ceará-Mirim, realizado em 19 de maio. O América saiu na frente no primeiro tempo, com Índio Oliveira, e sua torcida já ensaiava a comemoração quando Chiquinho marcou e levou a decisão para as penalidades, onde o Potiguar foi mais competente e conquistou a sua segunda taça estadual.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações