O perigoso Nwankwo Kanu na semifinal das Olimpíadas de 1996

Nwankwo Kanu foi o grande nome nigeriano na semifinal Olímpica de 1996

O atacante nigeriano Nwankwo Kanu completa 41 anos neste 1º de agosto. Jogador de sucesso pelo Ajax, Internazionale e Arsenal, ele teve uma passagem brilhante pela seleção de seu país, com destaque para o Torneio de Futebol dos Jogos Olímpicos de 1996, realizados em Atlanta, nos Estados Unidos. Ele foi o principal nome do time que conquistou o Ouro e bateu, em sequencia, Brasil e Argentina.

A Nigéria, na primeira fase, estava no Grupo D, ao lado de Brasil, Japão e Hungria. Na estreia, as Super Águias derrotaram a Hungria por 1 a 0, gol dele, Kanu, aos 32 do segundo tempo. Depois, com gols de Akiba e Okocha, ambos no fim da partida, a Nigéria bateu o Japão por 2 a 0. No terceiro jogo da primeira fase, o time africano foi derrotado pelo Brasil, por 1 a 0, ficando com o segundo lugar da chave.

Nas quartas-de-final, a Nigéria teve pela frente o México. As Super Águias fizeram um grande jogo, dominando em boa parte do tempo. Okocha, aos 20' do primeiro tempo, e Babayaro, aos 39' da etapa complementar, colocaram o time africano nas semifinais do Torneio Olímpico de Futebol. O adversário, seria novamente o Brasil.

O 31 de julho de 1996 seria o grande dia de Nwankwo Kanu. E olha que interessante, pois seria um presente de aniversário antecipado, já que ele completou 20 anos no dia seguinte. Pois naquela data, Brasil e Nigéria entravam no gramado do Sanford Stadium, em Athens, para saber quem enfrentaria a Argentina, que havia despachado Portugal, na final olímpica.

Kanu sendo marcado por Roberto Carlos

O Brasil começou com tudo. Com menos de 2 minutos, Flávio Conceição cobrou falta da intermediária, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Dosu. Porém, a Nigéria empatou aos 20', Babayaro bateu cruzado, na área, a bola ia para fora, mas Roberto Carlos desviou contra o patrimônio, deixando tudo igual na decisão.

Porém, a Seleção Brasileira continuou pressionando e chegou ao segundo gol aos 28'. Ronaldo fez boa jogada pela direita e bateu cruzado. O goleiro Osu espalmou a bola nas mãos de Bebeto, que só teve o trabalho de marcar. Aos 38', em uma belíssima jogada, o Brasil fez o terceiro: em lançamento de três dedos de Bebeto, Juninho Paulista ajeitou a bola com o peito e Flávio Conceição marcou o segundo dele no jogo. Brasil vencia por 3 a 1 e caminhava para a final.

Porém, no segundo tempo os bons ares mudaram de lado. O Brasil até marcou com Juninho Paulista, anulado por impedimento, e Ronaldo perdeu grande chance. Além disso, a Nigéria desperdiçou uma cobrança de pênalti, com Okocha. Mas os africanos ainda iriam aprontar muito naquela semifinal.

Aos 33 minutos da segunda etapa, Ikpeba aproveitou vacilo da defesa brasileira e tocou no canto do goleiro Dida, diminuindo o marcador. A partir daí, a Nigéria foi para cima e um nome apareceu: Nwankwo Kanu. Aos 45 minutos, em bola alçada na área, o atacante recebeu a bola na pequena área, tirou Dida com um 'totózinho' para o alto e marcou o gol de empate, mandando o jogo para a prorrogação.

Melhores momentos da partida

O gol no fim deixou os brasileiros perdidos e a Nigéria foi com tudo para cima, buscando a vitória. Aos 4 minutos do tempo extra, ele de novo, Kanu, aproveitou a sobra, colocou Aldair para dançar e bateu na saída de Dida. Como naquela época existia o Gol de Ouro, a partida acabou naquele instante e a Nigéria estava na final Olímpica.

Na decisão, em 3 de agosto, também no Sanford Stadium, a partida foi quase um repeteco da semifinal. A Argentina saiu na frente, com Claudio López, aos 3 minutos. A Nigéria empatou com Babayaro, aos 28'. De pênalti, Crespo colocou a Albiceleste novamente à frente, aos 5' da segunda etapa, mas Amokachi, aos 29', deixou tudo igual novamente. Porém, no último minuto do tempo normal, Amunike deu a medalha de ouro para a Nigéria, fazendo grande festa no gramado.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações