As camisas de Michel Platini

Por Lucas Paes

Brilhante dentro de campo, Platini foi um dos maiores jogadores da história da França

Além de ex-presidente da UEFA (envolvido inclusive em algumas acusações de corrupção), Michel Platini foi um dos mais brilhantes jogadores da história da França. Marcado com um título da Eurocopa pelos Bleus e um título europeu pela Juventus, o meio-campista foi o jogador francês mais importante antes do surgimento de Zinedine Zidane.
Nancy

Em ação pelo Nancy, no início de carreira

Platini estreou profissionalmente na segunda divisão francesa, mais especificamente no Nancy. Em pouco tempo virou titular da equipe e foi para a seleção francesa. Em 1978, foi campeão da Copa da França com a equipe, chamando a atenção de clubes grandes do próprio pais, como Olympique de Marseille, PSG, Saint-Ettiene e Nantes e de clubes tradicionais como a gigante italiana Internazionale. Ficou entre 1972 e 1979 no clube, jogou 213 partidas e marcou 127 gols, deixou o ASNL para ir jogar no Saint-Ettiene.

Saint-Ettiene

No Saint-Ettiene, foi campeão da Ligue 1

Jogando pelos Verts, Platini conquistaria seu primeiro titulo nacional, no ano de 1981, conquista que foi inclusive a última dos alviverdes. Marcou inclusive os dois gols da vitória contra o Bordeaux, que garantiu a conquista da liga. Depois de apenas três anos, 145 jogos e 82 gols, se transferiu a gigante Juventus de Turim, onde faria história e viraria lenda.

Juventus

Em ação pela Juve, num clássico contra a Inter

Na Juve, faria história. Jogando num time lotado de estrelas do futebol italiano, dignas de um time de galáticos, permaneceu durante cinco anos, entre 1982 e 1987. Com os Bianconeri, conquistou très Bolas de Ouro, em 1983, 1984 e 1985. Dentro de campo, venceu duas vezes a Série A, conquistou um título da Recopa Européia, um titulo da Supercopa da UEFA, uma Coppa Itália, uma Liga dos Campeões e um Mundial. Esteve em campo 222 vezes e marcou um total de 103 gols pela Vecchia Signora. Encerrou a carreira no clube com apenas 32 anos, em 1987.

Seleção Francesa

Pela França, foi campeão da Eurocopa

Pelos Bleus, estreou logo aos 21 anos. Jogou três Copas do Mundo e uma Eurocopa pela seleção, conquistando o título na única disputa de Eurocopa em que esteve presente. Conquistou também a Copa Artemio Fracchi de 1985. Foram 72 jogos e 41 gols com a camisa da França, em que é o segundo maior artilheiro da história, tendo sido ultrapassado por Henry. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações