O Futebol no Cinema - Gol, uma trilogia com muita bola na rede

Por Lucas Paes

Santiago Muñez (Kuno Becker) é o personagem principal na trilogia

A trilogia Gol, ou Goal, no original, acompanha o sonho do jogador fictício mexicano Santiago Muñez (Kuno Becker) na sua ambição de se tornar uma estrela do futebol internacional. Com filmes lançados em 2005, 2007 e 2009, a trilogia é, talvez, o maior sucesso entre os filmes cujo assunto é futebol no mundo inteiro.

No primeiro filme, chamado 'Gol: o sonho começa', Muñez trabalha com seu pai e joga futebol nas horas vagas, até ser notado por Glen Foy (Stephen Dillane), ex-jogador do Newcastle United, que primeiro tenta observá-lo em um jogo, no qual Muñez não pôde comparecer. Mesmo assim, o ex-atleta oferece ao mexicano um teste na Inglaterra. Sua vó lhe oferece o dinheiro, que ela ganhou se prostituindo durante a travessia ilegal pra os EUA, para que ele possa ir. Lá, “Santi” conhece o treinador da equipe inglesa e passa a treinar com o time. 

Muñez é portador de asma e no momento de um jogo decisivo para sua continuidade nos Magpies, entre os reservas da equipe de Newcastle e os reservas do Manchester United, um companheiro de time quebra seu inalador. Sem poder usar o aparelho, Muñez pratica um futebol irreconhecível e é dispensado. Ele havia decidido omitir do clube a informação de que tinha asma.


Num golpe de sorte, ele encontra uma jogador recém contratado, Galvin Harris (Alessandro Nivola) em um táxi, quando está a caminho do aeroporto, enquanto o jogador está atrasado para o treino. Harris intercede pelo garoto frente ao treinador da equipe e passa a ser meio que um padrinho de Muñez, ajudando tanto em coisas boas (como crescimento na equipe) como em coisas ruins (envolvimento em festas e baladas, algumas delas incluindo jogadores do Real Madrid como Zidane e Figo).

O segundo filme, chamado de Vivendo o sonho, mostra Santiago ficando mais famoso, sendo negociado com o Real Madrid e se tornando uma verdadeira estrela do futebol. Mas, o começo bom no time merengue se torna em algum tempo uma caminhada ladeira abaixo em sua carreira. A fama sobe a cabeça dele e o antigo humilde garoto do Newcastle passa a ser arrogante e passa a magoar a todos que ajudaram ele.

No seu primeiro jogo como titular madridista, ele é expulso de campo por uma falta em Vicente (o ex-jogador espanhol). Depois desse jogo, acaba brigando feio com sua namorada, que o deixa. Ele acha um meio irmão na Espanha, que lhe conta que sua mãe, que tinha o abandonado na infância, vive no país. Ele também demite Foy da função de empresário, após uma briga boba devido a um acordo para um comercial de sushi.


Numa caminhada para baixo que parece não ter fim, ele briga com seu meio irmão, que foge com sua Lamborghini e acaba sofrendo um acidente, se ferindo gravemente. Vivendo um turbilhão emocional, ele agride um fotógrafo e acaba preso, quando contata Foy para lhe ajudar, seu ex-agente lhe diz que ele está sozinho nessa.

Pouco depois de sair da cadeia, sua namorada descobre que ele estava tendo um affair e termina o relacionamento, deixando Santiago depressivo. Porém, ele consegue visitar sua mãe e descobrir o motivo do abandono dela em sua infância. 

Enquanto Santiago passa por essas provações, os Merengues avançam na Liga dos Campeões e chegam a final da competição contra o Arsenal. Sabendo que o seu companheiro de Newcastle e agora de Real Madrid, Galvin Harris, necessita estar em campo para que seu contrato seja continuado, ele pede ao treinador que deixe Harris jogar como titular. Na final, deveria caber aos dois ex-jogadores do Newcastle a salvação do Real.



No terceiro filme, chamado Ganhando o Mundo, é mostrada a caminhada para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, Muñez é convocado para o México, indo então enfrentar alguns ex-companheiros de Newcastle que jogam pela Inglaterra. Porém, quando ele e alguns jogadores amigos seus vão ver um filme para comemorar, acabam sofrendo um acidente de carro e Muñez fica parado por algum tempo devido as lesões, perdendo o mundial.

Depois, Santiago acaba deixando o Real Madrid e indo jogar na Inglaterra, virando atleta do Tottenham Hotspur. O filme mostra a perspectiva da Copa do Mundo pelos ingleses. Com Harris tendo se aposentado antes do torneio, Liam Adams (JJ Feild) e Charlie Braithwaite (Leo Gregory) são os jogadores ingleses amigos do protagonista que vão a Copa. 

Durante a disputa, na Alemanha, Adams marca contra a Suécia. No jogo contra o Equador, após sair lesionado de campo, Braithwaite sofre um aneurisma e morre ainda no vestiário, deixando tanto seus colegas de seleção como Santiago arrasados. A Inglaterra cai nas quartas para Portugal, com Adams perdendo um pênalti decisivo.

Muñez e Harris pelo Newcastle

Na Copa, a Itália garante a taça, sendo que o filme mostra o troféu sendo levantado no mesmo tempo em que Adams se casa, em uma cerimônia onde Muñez é padrinho. No discurso, o mexicano havia se emocionado bastante ao falar de Braithwaite. No último filme, a maioria das cenas com os jogadores são feitas através de vídeos oficiais da FIFA relacionados à Copa do Mundo de 2006.

A saga mostra todos os altos e, principalmente, os baixos da vida de um jogador de futebol. Nas películas, jogadores reais de futebol, como Zidane, Figo, Beckham, entre outros, atuam junto a atores como Kuno Becker. A trilogia foi um sucesso de público e até hoje é muito falada quando o assunto são filmes que se relacionam a futebol.

Elenco
Kuno Becker - Santiago Muñez
Alessandro NIvola – Galvin Harris
Anna Friel – Roz Harmison (namorada de Muñez no primeiro e segundo filme)
Stephen Dillane – Glen Foy
Leonor Varela – Jordana Garcia (Affair de Santiago)
Jorge Jurado – Enrique (meio irmão de Muñez)
Leo Gregory – Charlie Braithwaite
JJ Feild – Liam Adas
Annya Lahri – June (Esposa de Adams)
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

  1. GOSATARIA DE VER TODAS FOTOS DOS JOGOS DO 29 CLUBES QUE ESTASO DISPUTANDO A 2 DIVISAO DE 2017 ATLETICO MOPGI DAS CRUZES, JAGUARINNA. AMPARTO VPOCEM DE ASSSIS, ASSISSENMSE, AMPARO , UNIAO MOGI DAS CRUZES, BGRASISLÇIS DE DE LINDEOIAE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTARIA DE VER TAMBEM TAQUARITINGA, GREMIO PRUDENTE, PRESIDENTRE PRUDENTE, DIADEMA, BARCELOMNA CAPITAL, FICO NO AGAURDO,. DE UMA RESPOSTA.

      Excluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações