Vasco é o primeiro campeão sul-americano da história

Por Lucas Tavares

Augusto, Barbosa, Rafagnelli, Danilo, Jorge, Eli, Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico.
Eles formavam o "Expresso da Vitória, campeões sul-americanos de 1948

No próximo dia 17, completam 69 anos do fim do Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, que foi realizado no Chile, o primeiro torneio de clubes do continente, e, podemos dizer, percussor da atual Libertadores. O torneio, que foi organizado pelo Colo Colo e contou com a presença então presidente da Conmebol Luiz Valenzuela, foi vencido pelo Vasco da Gama, o famoso “Expresso da Vitória”, base da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950. O objetivo do torneio era saber quem, de fato, era o melhor time sul-americano.

A competição contou, ao todo, com sete clubes, assim como a primeira Libertadores, realizada 12 anos depois. Os participantes foram o River Plate, campeão argentino de 1947; o Clube Litoral (Bolívia), campeão do Torneio de La Paz também em 47; o Vasco da Gama, campeão Carioca de 47; o Colo Colo, campeão chileno de 47; o Emelec (Equador), campeão de Guayaquil; o Clube Municipal, vice-campeão Peruano; e o Nacional, campeão uruguaio. Colômbia, Venezuela e Paraguai não tiveram representantes.

Recepção da torcida após o título

O torneio durou cerca de um mês e foi realizado no sistema de pontos corridos. Cada clube jogou seis vezes e, com a melhor campanha, o Vasco de Barbosa, Augusto, Rafagnelli, Danilo, Jorge, Eli, Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico foi o campeão com 10 pontos, sendo quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota, seguido do River Plate, do craque Alfredo Di Estéfano, com nove. O troféu foi entregue no Estádio Nacional de Santiago, pelo então presidente Gonzalez Vilela. 

Em 1996, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) reconheceu aquele Campeonato Sul-Americano como o primeiro torneio de clubes do continente e, inclusive, convidou o Vasco para disputar a Supercopa da Libertadores do ano anterior, torneio onde atuavam todos os campeões da Copa Libertadores. A competição, que teve início em 1988 e teve sua última edição exatamente realizada naquele ano, foi vencida, em 1997, curiosamente, pelo River Plate, que que contava com Marcelo Salas, Juan Pablo Sorin e Marcelo Gallardo.

Reportagem da Globo falando sobre o título do Vasco

É bom deixar claro que a Conmebol nunca considerou o Sul-Americano de Clubes de 1948 como uma Copa Libertadores, como alguns gostam de falar. Apesar da participação do Vasco na Supercopa do ano seguinte, o que a entidade que rege o futebol no continente fez foi oficializar que aquele foi sim o primeiro torneio de clubes na América do Sul, mas não houve qualquer tipo de unificação.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações