Müller e as três Copas do Mundo que ele jogou

Müller: três Copas do Mundo e o título em 1994

Ganhar uma Copa do Mundo com a Seleção Brasileira não é fácil. Mas é um título que Müller, um dos maiores vencedores do futebol brasileiro, não poderia deixar de ter. Atacante tetracampeão do mundo em 1994, o ex-jogador do São Paulo e da Seleção completa 51 anos de idade nesta terça-feira, dia 31 de janeiro de 2017.

Müller era um dos jogadores que se destacavam no São Paulo do técnico Cilinho, que por causa dos vários jovens no time, tinha o apelido de "Menudos do Morumbi", em alusão ao conjunto porto-riquenho que fazia sucesso em meados dos anos 80. Campeão mundial Sub-20 pelo Brasil, em 1985, o atacante passou a ter chances na Seleção Principal em 1986, sob o comando de Telê Santana e é convocado para a Copa do Mundo daquele ano, no México.

Müller começa a Copa na reserva, mas logo na primeira partida, substitui Casagrande e passa a ser o companheiro de ataque de Careca, repetindo a formação do São Paulo. Müller segue titular no time até a última partida, quando o Brasil é eliminado pela França. Na Copa de 1986, Müller fez os cinco jogos da Seleção, mas não marcou gol.

Quatro anos depois, muitas mudanças na Seleção, o técnico era Sebastião Lazaroni e Müller atuava no Torino, da Itália, país que sediaria a Copa do Mundo de 1990. Ao sair a lista de convocados, o atacante estava nela e acabou sendo o titular, repetindo novamente a dupla de ataque com Careca. No segundo jogo, contra a Costa Rica, Müller marcou o seu primeiro gol em Copas. Na partida seguinte, contra a Escócia, ele cedeu lugar a Romário, que voltava de contusão, mas entrou no segundo tempo e marcou o gol da vitória. Müller também foi o titular contra a Argentina, nas oitavas, quando o Brasil foi eliminado.

Em 1994, nos Estados Unidos, Müller é mais uma vez chamado, desta vez por Carlos Alberto Parreira. Como Bebeto e Romário estavam em ótima fase (apesar que o atacante vinha bem no São Paulo multicampão), ele acabou ficando na reserva, entrando apenas no jogo contra Camarões, o segundo da vitoriosa campanha que culminou com o título.

Apesar de este artigo ser somente sobre sua participações em Copas do Mundo, não podemos deixar de destacar que ele é um dos maiores vencedores da história do futebol brasileiro, principalmente por ter participado de duas fases áureas do São Paulo, a de meados dos anos 80 e a do início dos 90. E um detalhe interessante: depois de encerrar a carreira em 2004, Müller fez uma partida profissional em 2015, pelo Fernandópolis, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, e adivinhem: marcou o gol do FFC naquela partida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações